A A R T E D E E S C R E V E R: Infelizmente, neste país, na Atualidade, ezistem INÚMEROS FALSOS ARTISTAS DA PALAVRA!! Alguns deles são até reconhecidos pelo público como GRANDES ESCRITORES, INTELECTUAIS, POETAS, ETC!! Escolhi, hoje, como ezemplo, um deles, um poeta, espiritista, quê se compara a PAULO DE TARSO, andando de cidade em cidade a serviço da DOUTRINA ESPIRITISTA, mas, infelizmente, fraquíssimo em conteúdo e em linguagem!!
Ele faz acrósticos em homenagem ás pessoas, com a signatura delas. No entanto, a técnica é errõnea. O correto é cada estrofe (aparente) conter a quantidade de linhas corresponente a de cada antropõnimo, no caso.. Ezemplo: Em "Sônia Soares Oliveira": Faz os versos com as iniciais de SÔNIA, depois com as iniciais de SOARES, e finalmente, de OLIVEIRA. Assim, então, fica o acróstico com três estrofes. Observai como o falso poeta elaborou o acróstico:
"VALORIZADA POR CADA EXPERIÊNCIA
Afilado nas tuas atitudes divinais
Garantidas com a tua dignidade
Espalhada na inconfundível bondade
Nortearás os passos largos da felicidade pelos preceitos primordiais
Ovantes com a tua competência
Repleta de subsídios espirituais
Reestuturados pelos companheiros espirituais
Organizados por cada gesto de paciência
Dosado dos ingredientes da solidariedade
Ricos das qualificadas vibrações
Interagidas com as grandes emoções
Granjeadas pela tua simplicidade
Ultimamente com tuas decisões
Enaltecidas pelo Evangelho de Jesus
Sacramentado por cada facho de luz
Sinalizado pelas imperdíveis orações
Intensificadas para todos do caminho
Lapidados com a tua inteligência
Valorizada por cada experiência
Através do afago e carinho."
Vê-se que tal poeta dedicou seu acróstico a minha pessoa. Para título de cada acróstico, ele escolhe um de seus versos, técnica nem sempre recomendavel. Além da organização das (aparentes) estrofes, já analisada, outro elemento quê chama a atenção imediatamente é o AMONTOADO DESCONECSO DE PALAVRAS! Ele utiliza, constantemente, um vocabulário elevado, literário, MAS MAL EMPREGADO. Isto é uma falha gravíssima a alguém quê se dedica á ARTE DA PALAVRA. Utilizar palavras difíceis, raras, eruditas é válido em determinados contestos, mas O PRINCIPAL É EMPREGÁ-LAS BEM GRAMATICALMENTE, E SEMANTICAMENTE CORRETAS!!
As palavras são a ferramenta básica para a Comunicação VERBAL. Assim, elas estão sujeitas a várias regras, sendo a primeira delas A SIGNIFICAÇÃO APROPRIADA AO CONTESTO, isto é: para aquela determinada mensagem.
Observai a estensão da quarta linha, iniciada pela letra NÊ (N), do Nome "Agenor". É muito mais longa quê as anteriores!!!
Ele não destaca a inicial de cada verso -- fato indispensável num acróstico, porquê o acróstico inicia cada linha com a letra de uma determinada palavra, nome comum ou próprio. Ezemplo: Fiz dois acrósticos nos últimos anos: um com "ESPIRITISMO", outro com "EVANGELHO".
Finalmente, não aparecem os sinais de pontuação nesta composição poética -- outra falha grave, porquê os sinais de pontuação facilitam e permitem a compreensão imediata da mensagem, e uma leitura com a entonação correta imediatamente! Dizer quê POESIA NÂO PRECISA DE PONTUAÇÂO É UMA IDÉIA TOTALMENTE ERRADA!!! São idéias dos poetas "cabeças-de-vento".
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