sexta-feira, 5 de setembro de 2014

L I T E R A T U R A -- Nº 24

      A  A R T E  D E   E S C R E V E R:  Infelizmente,  neste  país,  na Atualidade,  ezistem INÚMEROS  FALSOS  ARTISTAS   DA  PALAVRA!!  Alguns  deles  são  até  reconhecidos  pelo público  como  GRANDES  ESCRITORES,  INTELECTUAIS,  POETAS,  ETC!!  Escolhi,  hoje, como  ezemplo,  um  deles,  um   poeta,  espiritista,  quê   se   compara   a   PAULO  DE  TARSO,  andando  de   cidade  em  cidade  a  serviço  da  DOUTRINA  ESPIRITISTA,  mas,  infelizmente,  fraquíssimo  em  conteúdo  e  em  linguagem!!
    Ele  faz  acrósticos  em  homenagem  ás  pessoas,  com  a  signatura  delas.  No  entanto,  a  técnica é  errõnea.  O  correto  é  cada  estrofe  (aparente)  conter  a  quantidade  de  linhas  corresponente  a de  cada   antropõnimo,  no  caso..  Ezemplo:  Em  "Sônia  Soares  Oliveira":  Faz  os  versos  com  as  iniciais  de  SÔNIA,  depois  com   as   iniciais  de  SOARES,  e  finalmente,  de  OLIVEIRA. Assim,  então,  fica  o  acróstico  com  três  estrofes.  Observai   como  o  falso  poeta   elaborou   o  acróstico:
             "VALORIZADA  POR  CADA  EXPERIÊNCIA
   Afilado  nas  tuas  atitudes  divinais
   Garantidas  com  a  tua  dignidade  
    Espalhada   na  inconfundível  bondade    
   Nortearás  os  passos  largos  da  felicidade  pelos  preceitos  primordiais

Ovantes com a tua competência
Repleta de subsídios espirituais
Reestuturados pelos companheiros espirituais
Organizados por cada gesto de paciência

Dosado dos ingredientes da solidariedade
Ricos das qualificadas vibrações
Interagidas com as grandes emoções
Granjeadas pela tua simplicidade

Ultimamente com tuas decisões
Enaltecidas pelo Evangelho de Jesus
Sacramentado por cada facho de luz
Sinalizado pelas imperdíveis orações

Intensificadas para todos do caminho
Lapidados com a tua inteligência
Valorizada por cada experiência
Através do afago e carinho."
      Vê-se  que  tal  poeta  dedicou  seu  acróstico  a  minha  pessoa.  Para  título  de  cada  acróstico,  ele escolhe  um de  seus  versos,   técnica  nem  sempre  recomendavel.  Além  da  organização  das (aparentes)  estrofes,  já  analisada,  outro  elemento  quê  chama  a  atenção  imediatamente  é  o AMONTOADO   DESCONECSO   DE  PALAVRAS!  Ele  utiliza,  constantemente,  um  vocabulário  elevado,  literário,  MAS   MAL  EMPREGADO.  Isto  é  uma   falha   gravíssima   a  alguém   quê   se  dedica   á  ARTE   DA   PALAVRA.   Utilizar   palavras  difíceis, raras,  eruditas  é   válido   em   determinados   contestos,   mas  O  PRINCIPAL  É   EMPREGÁ-LAS   BEM  GRAMATICALMENTE,  E  SEMANTICAMENTE CORRETAS!!
      As   palavras   são   a   ferramenta   básica   para   a   Comunicação   VERBAL.  Assim,  elas  estão  sujeitas   a   várias   regras,   sendo  a  primeira   delas   A  SIGNIFICAÇÃO   APROPRIADA AO  CONTESTO,  isto   é:   para   aquela   determinada  mensagem.
      Observai  a  estensão  da  quarta  linha,  iniciada  pela  letra  NÊ (N),  do  Nome  "Agenor". É muito  mais  longa  quê  as  anteriores!!!  
      Ele   não   destaca   a   inicial   de   cada   verso  --  fato  indispensável  num  acróstico,  porquê   o acróstico   inicia   cada   linha   com   a  letra   de   uma   determinada   palavra,  nome   comum   ou  próprio.  Ezemplo:  Fiz  dois   acrósticos   nos   últimos   anos:   um   com  "ESPIRITISMO",  outro  com  "EVANGELHO".
     Finalmente,  não  aparecem  os  sinais  de  pontuação  nesta  composição  poética  --  outra  falha grave,  porquê  os  sinais  de  pontuação  facilitam  e   permitem  a   compreensão   imediata  da  mensagem,  e   uma  leitura  com  a  entonação   correta  imediatamente!  Dizer  quê POESIA  NÂO  PRECISA  DE  PONTUAÇÂO  É  UMA  IDÉIA  TOTALMENTE  ERRADA!!!  São  idéias  dos  poetas  "cabeças-de-vento".

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