1) O NOME INDIVIDUAL "QUITÉRIA" NADA TEM A VER COM O TOPÔNIMO "QUITO". "QUITÉRIA" É UM NOME DO MARTIROLÓGIO ROMANO, E "QUITO" TEM ORIGEM INDÍGENA. POUCOS AUTORES ONOMÁSTICOS REGISTRAM A SIGNIFICAÇÃO DE 'QUITÉRIA'. É possível que MARIA-QUITÉRIA DE JESUS, nossa heroína, tenha nacsido no dia 22 de MAIO, DIA DE SANTA QUITÉRIA, PORQUÊ NAQUELA ÉPOCA ERA COMUM OS CATÓLICOS ADOTAREM PARA SEUS FILHOS O NOME DO SANTO DO DIA.
2) O dia 24 de Junho comemora não a morte (desencarnação, melhor dizendo) de São João Batista, mas seu nascimento. Assim, os protestantes, quando criticam os festejos juninos argumentando que nós nos alegramos com a morte de João Batista, estão simplesmente enganados!!! A IGREJA CATÓLICA COMEMORA SEUS SANTOS NO DIA DE SUA desencarnação, CONSIDERANDO A VERDADEIRA vida -- a vida espiritual, .mas no caso de João Batista, é uma eceção, porque ele "VEIO PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR".
3) Várias cidades e países tiveram seus nomes mudados diversas vezes, por "CONVENIÊNCIAS POLÍTICAS". AS VEZES, OCORRE UM VERDADEIRO "vai-e-vem"!! PAÍSES SE CRIAM, SE DIVIDEM, SE AMPLIAM, VOLTAMA AO NOME DE QUANDO NÃO ERA PÁIS, RECUPERAM O NOME ANTERIOR.. .é "aquela confusão"!!! NO CASO DE CIDADES : TEMOS O EZEMPLO de CONSTANTINOPLA: EM SEU INÍCIO, CHAMAVA-SE "BIZÂNCIO" que deu nome á época bizantina. MAIS TARDE, TORNOU-SE 'CONSTANTINOPLA", FORMA TURCA DE "CONSTANTINÓPOLIS", HIBRIDISMO EM HOMENAGEM ao Rei Constantino. Depois, tornou-se a atual "Istambul", DE UMA ESPRESÃO TURCA QUE SIGNIFICA "Esta é a cidade!!!"" -- ISTO É: "A Cidade por ecelência!!!
4) Aparentemente, 'TIGRE", NOME DO RIO ASIÁTICO, NÃO TEM RELAÇÃO COM O ANIMAL CARNÍVORO, pois nenhum autor explica isto, SENÃO ANTENOR NASCENTES, O QUAL REGISTRA A FORMA EM DIVERSAS LÍNGUAS ANTIGAS, CHEGANDO-SE Á CONCLUSÃO DE QUE AQUELAS FORMAS estranhas correspondem ao Latim "tigiris, ís" -- O CONHECIDO ANIMAL.
5) Brasil já era registrado em mapas do fim do 1º MILÊNIO, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA!! Uma das denominações antigas era TERRA BRASILIENSIS = TERRA DE BRASIL, QUE NADA TEM A VER COM NOSSO SUBSTANTIVO "BRASA". VEM DO ITALIANO "verzino", DO SÉCULO 8º DA ERA CRISTÃ, ATRAVÉS DO FRANCÊS "bersil", DEPOIS "brésil", NOME DA ÁRVORE.
6) O LIVRO, PARA CHEGAR Á FORMA ATUAL, P ASSOU POR VÁRIOS ESTÁGIOS. O PRIMEIRO DELES FOI O "LIBER", palavra que poteriormente formou o subst. latino LIBRUM-I (neutro); depois veio o PAPIRO, depois PERGAMINHO, EM HOMENAGEM Á CIDADE "Pégamo", etc. A cidade antiga BIBLOS era caracterizada pela produção de LIVROS, NA FORMA DA ÉPOCA, POIS EM GREGO, 'LIVRO" É "BIBLOS", COM O DIMINUTIVO "biblion", o qual, através do latim, formou a palavra BÍBLIA = livros.
7) AS MAIS NOTÁVEIS CATEDRAIS: "CATEDRAL" É PALAVRA DE ORIGEM LATINA, QUE DESTACA A cadeira (Latim : "CÁTEDRA) DO bispo, EM POSIÇÃO DE DESTAQUE. AS MAIS CÉLEBRES CATEDRAIS DO MUNDO SÃO: A DE REME (em Fr.: Reims), EM FRANÇA; A DE "NÔTRE DAME", (= NOSSA SENHORA) TAMBÉM EM FRANÇA; a de MILÃO, em Itália; a de CHARTRES, em França, a de SÃO PAULO, em LONDRES, Anglaterra; a de SALISBÚRIA, EM ANGLATERRA; a de "York MÜNSTER" (= Mosteiro de Iorque), em Anglaterra, a de COLÔNIA, em Alemanha, a de ESTRASBURGO, EM FRANÇA, A DE Lincoln (= LINCÓLNIA), EM ANGLATERRA, A DE BURGOS, EM ESPANHA, A DE ANTWERPEN (= Antuérpia), em BRUXELAS, a de TOLETUM (= Toledo), EM ESPANHA, A de Santa Maria dei Fiore (= SANTA MARIA DAS FLORES), EM ITÁLIA, A de Peterborough (= BURGO DE PEDRO), EM ANGLATERRA, A DE SEVILLA ( Sevilha), em ESPANHA, e a de WESTMÜNSTER (= Mosteiro do OESTE), EM ANGLATERRA.
EU QUESTIONO; PARA QUE TANTA POMPA, TANTA GRANDIOSIDADE FÍSICA, TANTA DESPESA DESNECESSÁRIA, QUANDO, PARA SE VIVER A ESPIRITUALIDADE, DE NADA DISTO É NECESSÁRIO??!!!....
Nenhum comentário:
Postar um comentário