A TENDÊNCIA DE INTERPRETAR PELO LADO NEGATIVO -- Faz muito tempo que percebo uma tendência geral nas pessoas para interpretar pelo lado negativo aquilo que ouvem ou que leem.. Boa parte das pessoas
possui este aspecto ruim em sua SICOLOGIA. Se ouvem uma palavra e teem má impressão sobre a mensagem, ao invés de perguntar calmamente ao interlocutor a acepção da palavra, naquela situação, por ezemplo, sai logo "COM QUATRO PEDRAS NA MÃO", INCLUSIVAMENTE SEM LEVAR EM CONSIDERAÇAO os longos anos de amizade com o interlocutor.
Vou analisar, ligeiramente duas situaçõs: NA LINGUAGEM ORAL e NA LINGUAGEM ESCRITA. Na linguagem oral, um pequeno gesto pode ter muita importãncia.. Dois rapzes conversam. Passa perto dali a namorada de A... Naquele momento, ele olhou em sua direção. B interpretou como se A tivesse interesse nela.
Outro fator é a espressão (sic) corporal e os gestos. Existem pessoas que, com deterimnado gesto, indicam uma coisa, enquanto que outros expressam outa realidade com aquele mesmo gesto.
O terceiro fator é a interpretação. AS PALAVRAS, infelizmente, podem ter diversas acepções. As pessoas que teem a mente suja, sem formação, preferm interpretar o que ouvem ou falam pelo lado negativo, pelo lado menos nobre. Por exemplo: Ao invés de perguntar, com calma, ao intlocutor, que foi que ele quis dizer, mesmo, com aquilo, vai logo "com quatro pedras na mão", sem nem considerar os longos anos da amizade entre eles.
O último fator é o afastamento de alguém de um determinado assunto, a falta de RECEPTIVIDADE ao assunto. Ezempo: Um Protestante conversa com um materialista. Ouve uma declaração clara, objetiva, mas não a entende, porque sua realidade é totalmente diferente. Neste caso, o problema não é de vocabulário, não é mímica, não é de espressão facial... O caso é que ele vive totalmente fora do MUNDo do protestante....
NA LINGUA ESCRITA: Na LINGUAGEM ESCRITA, a realidade é um pouco diferente, mas, tirando a média, o probelma é igual. Explico: Nete caso, não existe a mímica, não existe a espressão corporal ou facil, a entonação, mas existe a questão da maior ou menor habilidade do leitor com a escrita. e a capacidade de reler, interpretar, analisar a mensagem., fato que depende também do preparo do emissor da mensagem.: letra clara, pontuação adequada, vocabulário próprio para o assunto e ao alcance do receptor....
Desde muito tempo sou vítima deste problema,. tenho grande facilidade de escever, Em alguns aspectos, a mensagem escrita é até melhor. no entanto, nem sempre esta regra funciona por não ter o receptor (leitor) as mesmas habilidades. O leitor deve ler com calma, observar a pontuação, a sequencia de ideias. Se depois de tudo ainda ficar alguma dúvida, entre em contato com o emiisor e dialogue, com a alma aberta, desprovido de maldade.
Concluindo, digo que as pessoas devem ter mais boa intenção, devem confiar mais no próximo, até prova em contrario!!! A lingua escrita tem uma vantagem: permite a releitura diversas vezes...., como também a conservação do original, e a reprodução da mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário