Observação Inicial: Lembro aos LEITORES quê não tenho compromisso com o Sistema Oficial de Ortografia. Pelo contrário, sou totalmente contra ele!!! É o motivo pelo qual estou "fazendo greve contra o emprego do X", para chamar a atenção da Scoiedade!!!
Disse o filósofo grego ARISTÓTELES quê (sic) o homem é um ser essencialmente político, e os SICÓLOGOS (sic) ressaltam quê o ser humano é um ser social. Como ser social, ele necessita de viver em grupo, para desenvolver-se sob quaisquer aspectos. A criatura humana é muito dependente das demais da mesma espécie. Embora esta dependência se destaque na primeira infãncia e na adolescência, ela continua pela vida afora.
Como SER POLÍTICO, ele atua em benefício do bem coletivo ou colabora diretamente com aqueles que o fazem. Aqueles que dizem: "Detesto Política; todo político é ladrão, sem caráter", estão totalmente equivocados. Em segundo lugar, NÃO SE DEVE DETESTAR POLÍTICA, porquê (sic) ELA FAZ PARTE DA VIDA DE TODOS, quer queiram, quer não. Antes de nascermos já dependemos das ações políticas, como assistência pré-natal, licença-maternidade, etc.. Em segundo lugar, assim como ezistem (sic) professores, engenheiros e cantores de várias personalidades, ezistem Políticos. Apenas isto. Em parte, a situação deficiente de nossa Política É CULPA DOS PRÓPRIOS CIDADÃOS, quando se omitem em relação a ela e não se informam sobre este assunto.. NÃO BASTA CONHECER A POLìTICA PARTIDÁRIA PARA ENTENDER DE POLÍTICA. Faz-se necessário ESTUDAR POLITICA, quer dizer: Política em si, Política Suprapartidária, Política como a ARTE DE ADMINISTRAR A "COISA (em Latim: RES) PÙBLICA", como definiam os filósofos gregos!!! Daquela época, temos A REPÚBLICA, de Platão.
O homem como ser social participa dos diversos problemas da sociedade, ou colabora com a solução deles: Saúde, Educação (formal e informal), Segurança, Profissionalização, Emprego e Trabalho, Cidadania, Meio Ambiente, Cultura, Lazer, etc...
Ao conceito de Político, juntam-se outros, omo "cidadão, pensador, militante, revolucionário, estadista e homem público". EZISTEM MUITAS PESSOAS QUE SEMPRE FALAM EM DIREITOS, MAS SE ESQUECEM DOS DEVERES. Eziste um grupo menor quê faz o contrário: Fala sempre em deveres, esquccendo-se de seus DIREITOS. Observa-se uma RECIPROCIDADE entre Direitos e Deveres. Um dos meios de ezercemos a cidadania é chamarmos a atenção para o cumprimento dos deveres das instituições públicas e privadas, as quais, freqüentemente, se esquecem de quê O ALVO DE SUAS ATENÇÕES DEVE SER O CIDADÃO, AS PESSOAS!!!
Meu primeiro testo (sic) sobre Política foi uma análise das Eleições Municipais de FEIRA DE SANTA ANA, em 1.983, salvo engano. O artigo está no estinto jornal FEIRA HOJE, de 21 de Novembro daquele ano. Oportunamente o divulgarei aqui. É SIMPLESMENTE ECELENTE, em forma de PROSA POÉTICA!!! Em 1.979, na madrugada de Natal, redigi a poesia OS MUROS PROTEST AM, com base naquilo que aparecia nos muros de Salvador, onde estivera naqueles dias. Esta poesia foi gravada pela ACADEMIA FEIRENSE DE LETRAS, da qual sou membro-fundador, em Outubro de 2.007, no cedê POETAS FEIRENSES, VOLUME 1, FAIXA 20.
Obviamente, como a maioria já tem ciência, meu objetivo (entre vários outros) é chegar a Deputado Estadual. Como neste ano não pude me inscrever, apoio o (pré-)Candidato Ângelo Almeida e demais candidatos do PT, aguardando a próssima eleição, para Veredores. Como diz a sabedoria ocidental , "para chegarmos ao cume da montanha, temos que dar o primeiro passo", depois, outros,,, mais outros... até chegar ao objetivo!!!
=/
Nenhum comentário:
Postar um comentário