No dia 09 de Julho de 1.934, em Salvador, capital de BAÍA, nascia uma criança morena, do secso feminino, a qual, na pia batismal, recebeu o NOME DUPLO "Ana-Angélica", tendo, COM O CASAMENTO (infelizmente), mudado seu NOME DE FAMÍLIA, ficando como "ANA-ANGÉLICA VERGNE DE MORAIS", POIS SEU ESPOSO É O CARISMÁTICO PROFESSOR JOSÉ-JERÕNIMO DE MORAIS. "VERGNE", forma original de VERNE, é um posnome francês quê significa AMIEIRO (planta).
Quando a Profª ANA-ANGÉLICA estava em Juazeiro (BA), tratando de assuntos de muito de seu interesse, conheceu José-Jerõnimo de Morais, recentemnte saído da vida de monge beneditino. .ELE estava com a intenção de se dedicar ao Magistério no interior baiano.. No entanto, um amigo quase que o INTIMOU a adotar Feira de Santa Ana COMO SUA NOVA CIDADE, com a nova professora.. Os dois, com um bom preparo intelectual e humanitário, assumiram o Magistério nesta cidade.
EU OS CONHECI COMO MEUS PROFESSORES na antiga Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santa Ana, em 1.975. Tornei-me amigo da família, principalmente por minha identificaçao com a Filologia e a Lingua Latina, matérias do Prof. Jerõnimo, mas sempre gostei muito também de Literatura, matéria da Profª Ana.
Com o tempo, a família acompanhou meu grave problema familiar! Depois, a Profª Ana tornou-se minha confreira na Acdemia de Letras e Artes de FSA... mais um ponto para um feliz convívio com ela!!! Consideramo-nos maduros e democráticos para falar sobre qualquer problema, quer seja na área de Letras, ou na Politica, Sicologia, Secsualidade, etc...
A professora, independentemente da grande atuaçao como docente na UEFES, ezecuta várias atividades no campo da Cidadania e da Educação, como o Projeto de Leitura, o Grupo da Terceira Idade, etc...
Seus quatro filhos, orientados devidamente por ela e por seu esposo, estão devidamente "encaminhados na vida"", com filhos também, frutos de um relacionamento íntimo maduro e responsável!!!
Por suas diversas facetas de atividades, por sua maturidade e tranquilidade em enfrentar os desafios da vida, PRESTO MINHA SINCERA HOMENAGEM Á PROFESSORA ANA-ANGELICA, como MÃE, MESTRA E AMIGA!!! Na missa de AÇÃO DE GRAÇAS por seus 80 ANOS, fiz um depoimento a ela, dos mais felizes que já tive a oportunidade de fazer em publico, PORQUE ELA O MERECE!! Brasil precisa de pessoas de SEU QUILATE!!!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário