quinta-feira, 3 de julho de 2014

EDUCAÇÃO / INSTRUÇÃO

     ANALFABETA  AOS  12  ANOS:  Ultimamente,  realiza-se   uma   campanha   federal   e   estadual  com   o   objetivo   de   as   crianças   se  alfabetizarem   no  mássimo  (sic)  aos   08   anos.  MAIS   DO  QUE   LOUVÁVEL   ESTA   CAMPANHA,   porquê   o   retardamento   da   alfabetização   gera   inúmeros   problemas. Um   deles   é   a  criança   cultivar   péssimos   hábitos   de   dicção,  como   também  alimemtar   a   idéia   de   quê   não   tem   capacidade   para   o  estudo,   ou   quê   não   vale   a   pena  estudar!!  Neste   particular,   refiro-me  especificamente  às   pessoas  quê   não   freqüentaram   a  escola   ou  quê  a   abandonaram   logo   ccdo!
     É   preciso,   no   entanto,   frisar-se   quê   o   vocábulo   EDUCAÇÂO,   com   referência   à  "Educação  Formal",  a   cargo   das   escolas,  está   equivocado:  O  correto  é  INSTRUÇÃO.  A Educação,  propriamente  dita,  compete  em  primeiro  lugar  á  família.  O  Estado  vem  como  aussiliar, complemento,   coadjuvante.  Esplicado   isto,  vou  ao  relato  quê  comprova  o   problema   do  retardamento   da   alfabetização  e   do   estudo   em   geral:
     FLÁVIA,  parenta   de   uma   amiga,   com   pais  separados  e   despreparados  para  a  vida,   e   por  isto,   passou  a  ser  amparada   pela  família  dessa  amiga  minha,  tem   12  anos.  Ela   é   até  desenvolvida,   um   pouco   diligente,   mas,   mesmo   tendo   freqüentado   a   escola  durante   03  anos, até   agora   está   como  ANALFABETA,  pois   não   sabe  ler,  mesmo!!!  Depois   daqueles  três   anos de  escola,  devido  á  mudança   de  cidade,  recomeçou  o  estudo   neste  ano,  numa  escola  municipal. Sua  mãe  lhe  disse  quê   "se  ela   passasse,   ganharia   um   telefone  celular!!!"  Devido   à amizade  que   mantenho   com   a   família   da   qual  ela  faz  parte  atualmente,  dispus-me  a  ajudá-la   no estudo.  Para   surpresa   minha,  no  pimeiro   dia   descobri   quê  ela  SIMPLESMENTE  NÃO  SABE LER!!!  No   livro   didático   quê   ela   me   trouce  (sic),  consta:  "CACHOEIRA   DA   ÁGUA   DOCE,  localizada  na   cidade  de  Curitiba,  estado   do  Paraná".  Toda   vez   em   quê  ela  ia   pronunciar "Cachoeira",   dizia  "Caichoêra"!!  Ela   possui   vários   vícios   de  linguagem,  de   difícil   correção. Ezemplo:  "trabaio",   em   lugar   de  "trabalho".  Fi-la   ver   quê   ela   deve   estudar   não   com   o   objetivo   de   "ganhar   um  celular",   mas  para  adquirir  uma   visão  adequada   da  vida   e   de   seus  problemas,   para   poder  se   adequar   ao   meio  em   quê   vive,  etc;  porquê   o   estudo   muda   totalmente   a   vida   de   uma   pessoa,   se   ela  o  levar  a   sério!!  Estuda-se   não   apenas   para CONSEGUIR  UM  EMPREGO  RAZOÁVEL   OU   BOM,   mas   para   enfrentar   de   maneira   correta    a   vida   em   seu   conjunto,   com   sua   prolemática!
     Descobri   que   a   adolescente   não   tem   ainda   nem   o   domínio   das   letras   isoladamente,  chegando,   pois,   a  confundir  uma  letra   com   outra.  Obviamente,  neste  contesto,  a  família   tem culpa,  sem   menosprezar   a  culpa  da  escola,   muitas   vezes   com   uma   estrutura   falha   e   com  professores  despreparados,   desmotivados!!!
     Um   dos   problemas   de   nossas   escolas   é   o   despreparo   dos   professores   de  Língua  Portuguesa.  Ezemplo:  Não   mostram   claramente   o   motivo   pelo  qual    acentuamos   as  palavras,   o principío  geral   em   que   se  baeia   a  acentuação   gráfica.  O  msmo   se  diga   em   relação  à PONTUAÇÃO.  Está   um  caos  completo!!!  ESTA  REALIDADE   ESTÁ   EVIDENTE  NAS COMUNICAÇÕES  NAS  REDES SOCIAIS!!  "É  para  economizar  o   tempo"  --  resposta  freqüente, mas  quê   não  convence!!!  

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