Numa palestra pela internete, comentei algo que chamou a atenção de um ateu. Ele achou interessante meu argumnto, apesar de pertencermos a áreas opostas: ELE, materialista; eu, espiritualista, espiritista. Convidou-me a fazer parte de suas amizades. Eu, sem saber ainda que ele era ateu, aceitei, de pronto, porque nao costumo recusar amizades. De início, chamei sua atenção quando disse: "SOU ESPIRITISTA, O ESPIRITISMO É UM TRIPÉ FORMADO POR RELIGIÃO (melhor: espiritualidade), Ciência e Filosofia. Assim, o Espiritismo não participa de inúmeras bobagens
que afirmam as religiões".
Ele dclarou ter-se interessado discutir comigo o lado ESPIRITUAL do Espiritismo. Perguntou-me se ele não me convenceria do contrário. Respondi-lhe: "Creio que não. Evidentemente, um assunto como este necessita de muito tempo para ser argumentado, provado, , evidenciado". Ele concordou, e queria logo iniciar a discussão com a pergunta: "O Sr. acredita que existe o sobrenatural?" Eu respondi que não iria começar a tratar do assunto naquela hora, que teríamos outras oportunidades. Sei perfeitamente que tratar deste assunto pela internete, numa discussão entre duas pessoas de mentalidades opostas, é muito complicado.
Assim, já decidi que vou apresentar-lhe a sugestão de apenas complementar alguns aspectos que ele deverá ler em obras especializadas. Além de o assunto ser muito longo para ser tratado pela internete, meu tempo é
pouquíssimo!!
Quase sempre o problema começa pela NOMENCLATURA. Que se entende por SOBRENATURAL? Espiritual? Espiritista? Religioso? E assim por diante . O LIVRO DOS ESPÍRITOS TRATA VÁRIAS VEZES DA QUESTÃO DA LINGUAGEM HUMANA, COM SUAS GRAVES FALHAS. Devido a isto, um de seus primeiros capítulos é para diferenciar os conceitos de ESPIRITUAL, ESPIRITUALISTA e ESPIRITISTA. Depois: ALMA e ESPÌRITO. Sem termos uma noção exata dos conceitos de cada palavra de uma Ciência ou assunto, não adianta discutimos; é perder tempo!!
Assim, algumas das obras que eu indicarei a meu novo amigo será o próprio LIVRO DOS ESPÍRITOS, que tem uma Lógica estraordinária, uma clareza sem comparativo, e o DICIONÁRIO FILOSÒFICO DE VOLTAIRE , em verbetes como "Metafísica", "Religião", "DEUS," etc. Creio que assim nossa discussão terá maior efeito. Algumas das obras espiritistas serão utilizadas além de O LIVRO DOS ESPÍRITOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário