quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

L I T E R AT U RA -- Nº 27

A  R I M A: A  RIMA  é  um  elemento   muito   comum   na   poesia   e   nos   versos.  Apesar   de  menosprezada   por   alguns   poetas  considerados  MUITO  AVANÇADOS,  "MODERNOS",   ela continua   em   pleno   uso  geral.  Apesar   de   quê,  evidentemente,   uma   poesia  pode   dispensar  a  RIMA,  é   sempre  agradável  e  didático   RIMAR.  Isto   porquê  a  igualdade  de  sons  finais facilita  a  memorização  e  torna  agradável  a  leitura!!
    A  poesia,  para  dispensar  a  RIMA,  tem  quê  ser  "de   primeira  qualidade",  a  fim  de  quê  sua superioridade  em  conteúdo  compense  a  ausência  da  rima.  Realmente  isto  acontece  com  poesias  de  grandes  poetas, PORTADORES NÃO  APENAS  DE  UM  GRANDE  DOMÍNIO  DA PALAVRA, como   também  muito  conhecimento  do assunto  tratado.  A  poesia  sem  RIMA chama-se  DE  VERSOS  BRANCOS (ou  SOLTOS).  Não  se  confunda   com  VERSOS LIVRES (os  quais  não  se  prendem  a  cãnones  da  Literatura;  muito  dependem  do  arbítrio  individual).
      Eziste  ainda  a  chamada  LICENÇA  POÉTICA,  da  qual  o poeta não  deve   ABUSAR.  Consiste  em  ter  o  poeta  o  direito  de  empregar  formas  e  construções  não  oficiais  ou  não usuais  da  Língua.  Então,  a   rima   também   pode   recorrer   a   este   seu   direito.  Eu,  por  ezemplo,  uso  a  FILOLOGIA  como  suporte  para  este  direito:  reconstrução  de  algumas  palavras,  como VITOR  (ocsítono),  em  lugar  de  VÍTOR.  Outro  ezemplo  é  ERROR,  em  lugar de  ERRO  (étimo  diferente)..
     Merecem  referência  especial  dois  tipos  de  RIMA:  a  rima  INTERNA  e  a  rima IMPERFEITA.  A  rima  interna  é  quando  ela  acontece  não  entre  um  verso  e  outro,  mas  dentro  do  próprio  verso.  Ezemplo:  "A  ESTRADA  MOLHADA  preocupava!". A  RIMA  IMPERFEITA  é  muito  comum,  devido  á  dificuldade  de  dois  tipos:  fonética  e  semãntica.  A dificuldade  fonética  é  aquela  de  encontrar-se  alguma  palavra  com  a  mesma  terminação   de outra.  A  dificuldade  semãntica  é  aquela  de  encontrar  RIMA  considerando  o  assunto,  isto é: uma  palavra  que  rime  sem  destoar  do  assunto  tratado.  Devido  a  este  fator,  são  rimas imperfeitas  quê  solucionam  a  dificuldade  do  poeta ou VERSEJADOR:
-- urge / urze,  cédula / pêndula (raríssima!),  Deus / céus  (por  conveniência  semântica),  céu / deu (idem),  égide  / Pérside (raríssima).
     Alguns  NOMES  PRÓPRIOS  são  difíceis  de  encontrar  rima.  Nesse  caso,  a  solução  é  mudar  a  redação  dos  versos,  de  modo  quê  ele  não  fique  em  seu  término.  Aliás,  esta  técnica redacional  tem  validade  geral  para  se  solucionar  muitos  casos  de  RIMA.  Às  vezes  até  tem-se quê  praticar  uma  das  figuras  de  Linguagem  que  quebra  as  regras  sintáticas.  Ezemplo:  "Ela  já muito  conhecia  DA VILA  A  ESTRADA",  ao  invés  de  ELA  JÁ  MUITO  CONHECIA  A ESTRADA  DA  VILA".  Ezistem  rimas  facílimas, isto  é:  terminações  comuníssimas  em  nossa Língua (como  de  outras),  mas  algumas  são  dificílimas!!!. Às  vezes  tenho  quê  reformular totalmente  uma  estrofe  para  poder  encontrar  a  rima!!
    Já  iniciei,  faz  um  bom  tempo,  um  DICIONÀRIO  DE  RIMA  DE  NOMES  PRÓPRIOS,  o qual  serve  também para  nomes  comuns, aproveitando-se,  obviamente, os  nomes  comuns  quê têm  as  mesmas  terminações;  porém,  o  objetivo   de  elaborar  um  dicionário  de  RIMA  de NOMES  PRÓPRIOS  é  quê  muitos  deles  possuem  terminações  encontradiças  apenas  em  outros nomes próprios!!  Para  alguns  nomes  próprios  é muito  dificil  ou  até  impossível  encontrar RIMA: TRÓADE  (topõnimo),  Péricles  (Nome),  Sócrates  (Nome).  Alguns  casos  de  rima  entre  nomes  próprios  e  nomes  comuns:  Tróia  / jóia;  Zoroastro  / mastro.

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