LINGUAGEM E ONOMÁSTICA -- Nº 35: A Função dos Antropônimos -- Infelizmente, desde o início do século 20, os BRASILESES começaram a relaxar no tocante à FUNÇÃO DOS ANTROPÕNIMOS, a qual é um dos três controladores da Antroponímia. Já no século 19, consultando um Dicionário de Historia do Brasil, veriquei alguns desvios, injustificáveis. Uma das dificuldades para um Brasilês estudar ONOMÁSTICA é a incompetência e omissão frequentes dos Autores .no setor, ao tratar dos biografados, por ezemplo!!!
É importante conservar-se a FUNÇÂO dos antropõninos, respeitá-la e esplicar o assunto aos filhos .A maior agressão a esta regra é o hábito de nossa sociedade e de várias outras de A MULHER MUDAR DE SIGNATURA AO CASAR-SE CIVILMENTE. Este hábito absurdo transgride toda a lógica e conveniência da vida, além da SISTEMATIZAÇÂO DA ANTROPONÍMIA!! Enquanto uma pessoa qualquer para corrigir uma letra, por ezemplo, do registro civil de nascimento, uma pessoa MUDA DE SIGNATURA SIMPLESMENTE PORQUE SE CASOU!! Abandona um dos posnomes da família, muitas vezes o único, com o perigo de alguns anos depois ter que voltar a usar o mesmo que ela abandonou, por um ABSURDO SIMBOLISMO QUE RESULTOU DO MACHISMO DOS GREGOS ANTIGOS!!!
Devido a esta prática, muitas mulheres recebem como POSNOMES NOMES INDIVIDUAIS legítimos, como Pedro, André, Filipe, Mateus e Carlos. As mulheres, doravante, NÃO D EVEM PERMITIR A MUDANÇA DE SUA SIGNATURA QUANDO VÃO CASAR-SE.
Como a Antroponímia nunca foi sistematizada, mesmo em outras línguas, encontram-se vez por outra, NOMES legítimos empregados como NOMES. O Francês , por ezemplo, passou a empregar MARTIN (Martinho) como posnome. O Italiano usa ELIA com a mesma F unção!! Todos devem repeitar a função dos Antropônimos. Se alguém me perguntar qual o critério para se diferenciar um NOME de um POSNOME, respondo sem hesitar: A SIGNIFICAÇÃO. Ezistem significações próprias para NOMES, outras, para POSNOMES e ainda algumas típicas de APELIDOS. Apelidos podem tornar-se POSNOMES, mas POSNOMES não devem tornarse NOMES, devido ao princípio citado.
Na época atual, com a confusão ezistente, até NOMES ARBITRÁRIOS se encontram como POSNOMES, devido á questão do casamento. Como as pessoas NADA ENTENDEM (e não querem entender, muitas vezes) de Antroponímia, a mulher adota um NOME ARBITRÁRIO do marido como posnome próprio, sem nem pensar no assunto! Até uma SANTA da Igreja Católica atualmente já eziste, com um NOME ARBITRÁRIO. Isto é: DESCARACTERIZAR TOTALMENTE A ANTROPONÍMIA. Nome arbitrário DEVE SER ABANDONADO TOTALMENTE , POIS É BASE DA D ESORDEM COMPLETA!!
PARA FINALIZAR, dou alguns ezemplos de FUNÇÃO; NOMES: Colberto, Alecsandro, ROSA, ESTELA, Brendano, POSNOMES: Conceição, Neiva, LURDES, Roseira, Estrela., Brandão, RAMIRES, Fagundes. Lembro que os posnomes patronímicos devem ser evitados, e NUNCA USADOS COMO NOMES!! Os antropônimos gentílicos também devem ser usados como POSNOMES: Lourenço, Maltês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário