sexta-feira, 17 de julho de 2015

SÉRIE "DIVERSOS"

   A IMPORTÃNCIA DO SICÓLOGO -- Esta matéria é apenas uma visaõ genérica, para esclarecer as pesoass comuns, simples. Não é, portanto, profunda, inclusivamente porque no momento não localizei fontes mais sérias.
   Começo pela definição  do GRANDE DICIONÁRIO  SACCONI (Editora Nova Geração, São Paulo, S.P., 2.010): "PSICÓLOGO, s,m. 1. Psicologista.(1). 2. Aquele que é exímio observador do comportamento humano e procura compreender a alma humana, sem ser formado em PSICOLOGIA (....)"
"PSICOLOGIA, s.f. Ciência que se dedica  ao estudo da mente, suas manifestações e sua atividade (....). 2.Ciência do comportamento humano e animal e sua relação com o meio ambiente. 3. Síntese dos caracteres emocioinais, comportamentais, espirituais
 e morais de um indivíduo, grupo ou de uma atividade (....)"
    Esta parte é suficiente para base de nossa conversa de hoje!!!
  Até pouco tempo, quase ninguém falava em SICOLOGIA ou em SICÓLOGO!! Pensava-se logo em SIQUIATRIA ou no SIQUIATRA!!! No entanto, são especialidades AFINS, mas perfeitamente separáveis. A SIQUIATRIA trabalha diretamente como distúrbios mentais, quer sejam congênitos (como no caso da sindrome de DOWN), esquizofrenia, IDIOTIA, etc,  quer sejam provocados por um acidente, enquanto que a SICOLOGIA trabalha com desvios de conduta, consequentemente de menor intensidade. Tais desvios podem ter origem na infãncia, por deficiência da estrutura familiar, ou de uma fase mais adulta, separada do lar, como no caso do BÚLINGUE, ou por influência do RACISMO no ambiente de trabalho.
  Todo ser humano é falho, uns muito mais que outros. Uma pessoa pode ser UM GÊNIO em determinados assuntos e totalmente fraco, débil, ignorante em outra área da vida. Como na vida precisa-se pelo menos de um pouco de cada setor, vem a possível ajuda de um profissional da SICOLOGIA.
   Outrora se definia a SICOLOGIA como A CIÊNCIA DA ALMA, do Gr. PSYCHÉ, traduzido por ALMA, mas para evitar-se o aspecto religioso, com o qual muitos estudiosos não concordam, define-se atualmente a SICOLOGIA como A CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO. Obviamente, a definição  antiga é correta, mas nem todos têm a oportunidade de identificar o elemento espiritual do ser humano.  Ainda eziste a diferença de conceito entre ALMA,  ESPÍRITO, ESPIRITISMO e ESPIRITUALIDADE,
   Qualquer cidadão pode ter dificuldades na vida solucionáveis por um SICÓLOGO: estresse, timidez, complexo de inferioridade, orgulho, egoísmo, dificuldade de comunicar-se, dificuldade de perdoar, etc, etc... 
  Assim, pois, a consulta ao SICÓLOGO deve fazer parte de nossa vida, mais do que a consulta ao SIQUIATRA. Um ótimo professor ou ou médico pode ter dificuldade de relacionamento familiar, e então, procurar um sicólogo!!
  Finalmente, deixemos a idéia errada de manter preconceito com alguém simplesmente porque ele freqüenta um SIQUIATRA ou um SICÓLOGO. Todos têm falhas,  ,problemas, e têm o direito de procurar ajuda, e nós , humanos, não temos o direito de dificultar a vida de ninguém; pelo contrário, devemos ajudar a todos!!! O adjetivo DOIDO, por ezemplo, é uma palavra OFENSIVA e altamente inexata, porque inclui os mais diversos tipos de problemas siquiátricos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário