segunda-feira, 20 de julho de 2015

Série DIVERSOS

    COMO FORMAR A PERSONALIDADE -- Constantemente, faz-se confusão entre os conceitos de TEMPERAMENTO, CARÁTER e PERSONALIDADE, os quais, realmente, possuem pontos afins. Em  parte, PERSONALIDADE e CARÁTER são sinônimos, conforme registra o GRANDE DICIONÁRIO SACCONI (2.010):
"PERSONALIDADE, s.f. 1. Conjunto de características peedominantes numa pessoa, que a diferenciam de outra; caracteres peculiares de uma pessoa; identidade pessoal; caráter (...)"
 Não vou transcrever outras acepções porquê é esta mesmo que me interessa no momento.
     Segundo um filósofo francês (Rousseau?), "nós nascemos como uma folha de papel em branco. O papel vai sendo escrito e pintado com o tempo, dependendo do ambiente onde vivemos, e das circunstãncias pelas quais passamos". Pela espiritualidade, podemos dizer que não é ezatamente assim, porque a criança já traz  um arcabouço de encarnações anteriores, mas realmente uma parte está a depender desta nova encarnação.
  O primeiro foco da formação da personalidade é o LAR. A família (incluindo  os novos tipos dela) continua sendo um elemento importantíssimo na formação dos valores e na estrutura sicológica de alguém. No entanto, a partir da escola, outras instituições vêm aos poucos colaborar com a formação da personalidade.
    Ezistem crianças que já nascem com uma índole visivelmente boa ou visivelmente ruim -- herança de encarnações anteriores, conforme afirmei, No  entanto, compete aos pais procurar amenizar o lado ruim e estimular o lado bom da criança. Uma criança, por ruim que seja na essência, sempre lucra com o amor, a dedicação e o bom ezemplo dos pais.. Nenhum pai tem o direito de dizer a seu filho: "TU NÂO DÀS PARA NADA. TU ES MESMO SEM JEITO"". Isto é cultivar a erva daninha que a criança já trousse da vida pretérita. Todos nós temos o dever moral de estimular o próssimo para o bem.
   Outro grande meio de formação da personalidade são as instituições sociais, além da escola: a igreja, o clube, as associações, etc. Nelas o indivídio aprende a conviver, a ouvir e a calar, a renunciar o próprio direito em favor do direito da maioria.
   Outro meio importante é a LEITURA, juntamente com a audiência de palestras, seminarios, conferências, etc. Temos sempre que ouvir os especialistas de cada área. Diz o provérbio: "CADA QUAL É MESTRE NAQUILO QUE FAZ!. Mesmo ouvindo as divergencias de especialistas da mesma área, temos condições de avaliar qual é aquela que tem mais probabilidade de ser correta, de ter mais lógica, e ser mais eficiente.
  Todos nós temos uma missão na Terra. Não podemos apenas VEGETAR: comer, dormir, ir para o trabalho, satisfazer as necessidades fisicas. Quem assim age é o HOMEM TERRENO. Cultivemos em nós o HOMEM ESPIRITUAL, o HOMEM MORAL, o HOMEM INTELECTUAL, etc, para que possamos mais facilmente atingir o  grau de perfeição, previsto pela Lei Cósmica do Arquiteto do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário