sábado, 25 de julho de 2015

Série LINGUAGEM E ONOMÁSTICA

   A LINGUAGEM DOS JOVENS NA INTERNETE -- É muito dificil eu falar sobre este aasunto, mas tenho a obrigação de fazê--lo, por dois motivos: primeiro, porque é de minha área. 2º motivo: Comunico-me constantemente com os jovens pela internete, inclusivamente procurando aumentar minhas amizades e um possivel relacionamento.
  É dificil encontrar uma justificativa para tantos absurdos!! Os jovens consolidaram uma linguagem telegráfica, enigmática, hieroglífica!! Constantemente, tenho que pedir para reescrever a mensagem, ou afirmo: "Não entendi", ou ainda: "Por favor, esplica melhor". Os jovens têm preguiça de escrever: Não usam sinais diacríticos, nem mesmo os mais rudimentares, como o ponto- de- interrogação. Abreviam de maneira totalmente aleatória, como "V" (você), q (que), vlw ("Valeu!!), etc. Outro problema é o pronome VOCÊ. Sempre que eu falo de uma terceira pessoa, usando o pronome equivalente SEU, o jovem pensa que eu me refiro a ele. Nesta semana, um deles escreveu "sa" e "co".Tive trabalho para entender que ele queria dizer SABE e CORRETO. Quando critiquei (educadamente) sua atitude, ele disse que eu é que deveria "me ligar" (no assunto).
   Às vezes eles não sabem a significação de palavras relativamente comuns, e não perguntam. Fazem de conta que entenderam!! Muitas vezes eu me adianto (com minha esperiência) e esplico a significação da palavra, como de HOMÓFILO. Seu vocabulário freqüente é PO, VLW, Q,V, BLZ, BJ, e muitas outras asneiras!! Principalmente aqueles que usam a internete pelo celular, demoram demais a escrever, e escrevem tudo TELEGRAFICAMENTE!! Não me tem sido fácil enfrentar esta realidade, mas eu tenho tido muita paciência (logo quero conquistá-los, pois gosto muito deles, não posso negar!!!)
   O certo é que os professores e lideres devem tomar um atitude para, pelo menos amenizar a critica situação. O CAOS ESTÁ FORMADO!! Muitas vezes eu não sei se o jovem está perguntando ou afirmando algo, pois não usa ponto-de-interrogação; muito menos vírgula, dois pontos, ponto-e-vírgula, etc... Meu Deus, que Mundo é este? Para que serve, afnal, a alfabetização????

Nenhum comentário:

Postar um comentário