sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Série LINGUAGEM E ONOMÁSTICA

      A LINGÜÍSTICA E A GRAMÁTICA NORMATIVA --Inicialmente, evdo lembrar quê na Linguagem Racional, diferencio LINGÜISTA de LINGÜÍSTICO. A primeira palavra se refere á Lingua, de modo geral, como a Gramática, enuaqnto quê a segunda se refere á Ciência Lingüista chamada LINGÜÍSTICA.
     Desde os primeiros semestres de minha LICENCIATURA EM LETRAS, com Francês, na antiga Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santa Ana, deparei-me com uma situação desagradável,  desconfortável -- a crítica constante dos LINGÜÍSTICOS  à Gramática Normativa. Logo na primeira série do Ginasio, no Seminário São Bernardo, em Jequitibá, Mundo Novo, BAÍA, (sic)  eu me alertei para a grande DESORDEM no Sistema Lingüista, no funcionamento da Língua. Naquela época, já ousei escrever ao Ministério da Educação e Cultura (MEC)  para quê ele adotasse a GRAFIA FONÊMICA, EMBORA NÃO CONHECESSE AINDA TAL PALAVRA, E TALVEZ NEM MESMO "FONÉTICA", MAS O ASSUNTO EM SI ERA O MESMO.
     AOS POUCOS, FUI ME APROFUNDANDO NO RACIOCÍNIO quanto aos itens nos quais  a Lingua deve ser corrigida, deve "colocar os pontos nos IS"!! Como dissera no inicio desta matéria, tive como que uma espécie de choque ao enfrentar tantas crticas dos LINGÜÍSTICOS. Ora, por isto, até suponho ter sido prejudicado num concurso para lecionar FILOLOGIA  na UEFES (sic), logo após minha conclusão do Curso, . pois um dos ezamina dores   não aceitou um dos ezemplos  citados em qualquer manual de Filologia.  Esse componente da Banca Ezaminadora   fora meu professor de Língua Portuguesa, e estava ainda estudando para se especializar em Filologia em Salvador. Ele naturalmente, já era conhecedor de minha posição sobre a Lingua.
    Costumo dizer que a Lingüística, em si,  é uma Ciência LINGÜISTA importante, porquê nos dá uma visão de conjunto sobre as "leis universais da Linguagem", níveis da linguagem, problemas de poliglossia e bilingüismo, o surgimento das Línguas  sua evolução no tempo e no espaço. Ela entra na área da FILOLOGIA. Analisa as diferenças entre a Lingua Escrita e a Lingua Falada, as questões internacionais quê envolvem as traduções, a restauração de obras arcaicas,  o pensamento antigo de se criar uma LÍNGUA INTERNACIONAL, o qual se realizou com o ESPERANTO, embora, infelizmente boa parte dos LINGÜÍSTICOS seja contra o Esperanto, enquanto defendem a péssima Lingua Ingles, uma das piores para ser INTERNACIONAL!! Os  gramáticos,   filólogos e Lingüisticos não resolveram ainda  modificar a grafia inglesa, a qual  é UMA VERGONHA!! Uma absoluta arbitrariedade, quê dificulta enormemente o ensino e a aprendizagem do idioma. Lingua Internacional DEVE SER O ESPERANTO, POR SER UMA LINGUA SEM PÁTRIA, uma Lingua sem eceções (sic), uma lingua baseada na Lógica e na conveniência, uma Lingua na qual uma palavra é pronunciada de uma única maneira, como tambem escrita de forma única.
   Até já enviei uma correspondência á Secretaria de Estado do Vaticano para substituir a Lingua Latina pelo Esperanto. Todos ganhariam com isto.
     Ezistem lingüistas tão "cabeças-de-vento" que chegam a dizer que a Lingua materna não deve ser estudada na escola, porque a criança a aprende  automaticamente..Isto é um dos maiores absurdos quê podemos ouvir!! Não vou comentar aqui minuciosamente por falta de espaço. mas basta lembrar quê a Lingua tem um imenso vocabulário e um grande acervo de estruturas e recursos, que nunca serão assimilados se não ezistir um estudo sistemático.
     Assim, parem os Lingüísticos de falar bobagens. Precisamos é de mais unidade e disciplina na Lingua, tanto escrita quanto falada. Todos ganharão muito com isto!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário