terça-feira, 18 de agosto de 2015

Série "PERSONALIDADES"

     MEU RELACIONAMENTO COM O PROF.  DIVAL (da Silva) PITOMBO -- No último dia 07 de Julho, completaram-se 100 anos do nascimento de uma grande figura feirense na área intelectual -- o professor e poeta DIVAL da Silva PITOMBO. A  Academia Feirense de Letras (A.F;L.)  resolveu fazer algo em sua homenagem. Um dos passos dessa homenagem é esta biografia. Assumi  este compromisso  porque  fui  seu  aluno,  no  ano  1.968,  no  1º  ano  científico,  no Colégio  Estadual de  Feira de  Santana (CEFS),  na  disciplina  HISTÓRIA, com muita satisfaão. O professor era entusiasmado e desenvolto..
    Outro fato que marcou nossa amizade foi quê depois que eu concluí aquele ano, fui transferido para Amélia Rodrigues, cidade vizinha, para setudar o Curso Colegial Normal, fazendo eu parte do regime semiinterno do Seminario Diocesano de Feira de Santa  Ana. Através de colegas do seminário, que estudavam no citado colégio, solicitei ao Prof.  DIVAL  PITOMBO  que me fornecesse algo sobre Antroponímia.  Ele me enviou um ezemplar do livro mimeografado "OS NOMES PRÓPRIOS PERSONATIVOS E A ORTOGRAFIA EM VIGOR", do conhecido Professor OSVALDO (Pinheiro) REQUIÃO, que outrora dirigira o Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG). Fiquei muito agradecido áquele professor de História, porquê o livro do Prof.  Osvaldo Requião,  natural de Jacobina,  minha terra, é insubstituível, apesar de não ser conhecido nesta cidade.
    Já  na  UEFES,  como  aluno  de  Letras,  no  ano  1.978,  aproximadamente,  apresentei  meu original  de  "Sistematização da Antroponímia"  ao  Prof.  Dival,  para  ele  conhecer. Leu-o  com gosto  e  me  parabenizou.
   Posteriormente adquiri seu livro de poesias LITANIA PARA O TEMPO  E  A ESPERANÇA.
   Na  próxima  postagem,  logo  depois,  apresentarei  sua  BIOGRAFIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário