DETURPAÇÃO SEMÂNTICA DO VOCABULÁRIO:
A IGREJA CATÓLICA FOI MESTRA EM DETURPAR A FORMA E A SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS. Quanto á forma, em parte, ela foi vítima da "corrupção do Idioma" dos primeiros séculos, mas o certo é que ela, com seu poder, e tendo todas as Fontes á disposição, como a Bíblia e o Martirológio Romano, tinha a obrigação de mostrar á sociedade as formas corretas, insistindo neste ponto.
O objetivo, porém, desta matéria, é o aspecto semãntico, isto é: da significação das palavras. Além dos milhares e milhares de erros das traduções da Bíblia, muitos deles propositais, ela divulgou acepções errôneas, ou, no mínimo, inadequadas, de palavras da Bíblia e da doutrina católica. Comecemos por "Isto É MEU CORPO", que motivou a instituição do "Mistério da Eucaristia", cujo dia é feriado (hoje), uma das maiores asneiras dela. O verbo SER, neste caso, significa "REPRESENTAR" (Ainda eziste esta acepção em nossos dicionários). A esplicação é quê naquela época, naquele povo, o PÂO e o VINHO faziam parte da vida cotidiana. Eram elementos essenciais á vida (O pão ainda o é em muitas sociedades).
Outro ezemplo, muito conhecido: Num dos relatos da Gênese Mosaica (livro do "Gênesis"), um homem chamado ONÃ (em Hebraico: Onan) praticou sexo com uma mulher, sendo que, pela legislação daquele povo, era proibido que ele fizesse isto, para não produzir um filho. Assim, ele praticou o COITO INTERROMPIDO, comum na época (Não havia "pílula"!!!). Com o tempo, o ONANISMO passou a significar "MANUSTURBAÇÃO" (mais conhecida em Português como "masturbação"), QUÊ É UMA COISA DIVERSA. ASSIM, EM BOA PARTE DOS DICIONÁRIOS CONTINUA ESTE ERRO, E EM ALGUNS DELES, CONSTAM AS DUAS ACEPÇÕES. É UM dos motivos pelos quais boa parte dos adolecentes e de jovens protestantes e católicos não pratica a manusturbação, sob o pretesto de "ser pecado"!!!
Outro ezemplo de deturpação semãntica aconteceu com a palavra PEDERASTIA. Como sabemos, a pederastia foi uma prática normal e sadia dos antigos gregos, embora não seja a ideal, por conter uma parte de "machismo". No entanto, "PEDERASTIA" passou a ser sinõnimo de "homofilia masculina", e até hoje, em muitos dicionários, aparece como "vício", ou até "deturpação, aberração"
Sempre comento que aquilo quê denominam hoje "PEDOFILIA" é a pederastia, embora mais destacada em seu aspecto patológico, doentio. Nossa sociedade engloba todos o tipos de PEDERASTIA na qualificação PATOLÓGICA, fato totalmente sem fundamento, conforme tenho esplicado várias vezes. Na realidade a palavra PEDOFILIA significa apenas "amor ás crianças" ("amor" em acepção normal). Isto é o quê consta no dicionário do grande filólogo Silveira Bueno e outros.
Finalmente, vocábulos como IMPURO, IMORAL, AFEMINADO e SODOMITA são usados constantemente, a partir da Bíblia, como condenação ás práticas das MINORIAS AFETIVO-SECSUAIS. "IMPURO" QUER DIZER APENAS "DE RETA INTENÇÃO; QUE NÃO PRETENDE FAZER O MAL".O FATO DE ALGUÉM SER afeminado NÃO PREJUDICA NINGUÉM. PELO CONTRÁRIO, O machismo É QUE PREJUDICA!!
"IMORAL" também, na Bíblia, é motivo de condenação á homofilia. "Imoral" é "contra a moral", mas quem prova que a homofilia é contra a Moral? Até pelo contrário"" A maior fonte de práticas imorais está sempre na heterofilia!!!
Quanto a SODOMITA, foi usado especialmente com conotação negativa, indicando a pessoa que pratica sexo anal, com base na esplicação errõnea de que era comum esta prática nas antigas cidades Sodoma e Gomorra. "O pecado de Sodoma e Gomorra nada tinha a ver com sexo; consistia na injustiça social e no comportamento hostil aos estrangeiros" -- é aquilo que esplicam os ezegetas de hoje.
Como estensão do erro da igreja católica, a sociedade se encarregou também de continuar as deturpações, como a criação dos vocábulos VEADO, INVERTIDO e muitos outros de conotação pejorativa.
Vou continuar insistindo em esclarecer tais erros, inclusivamente diante das classes afetivo-secsualmente minoritárias, que também praticam vários erros na nomenclatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário