segunda-feira, 10 de outubro de 2011

M A T É R I A 1

A  V A  L O R I Z A Ç Ã O   D O  P R O F E S S O R
Penildom Silva Filho: Dr. em Educação, prof. da UFBA, diretor geral do Instituto Anísio Teixeira

       No dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor, e neste momento há uma série de medidas que podem realmente ser celebradas por nós, professores, medidas que apontam no sentido da valorização do profissional da Educação e do estabelecimento de um sistema nacional  articulado de Educação, entre a União, os Estados e os Municípios.(....)
       O FUNDEB ampliou o conceito do antigo FUNDEF, que só financiava o Ensino Fundamental e hoje todos os Estados e Município têm a garantia de um financiamento para todos os níveis da Educação Básica, desde a creche, passando pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Mèdio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. A União suplementa com recursos financeiros aqueles Estados e Municípios  que não tiverem o orçamento suficiente para garantir um investimento mínimo por aluno no ano da Educação.
       Foi publicada no Diário Oficial da União a portaria n° 221 de 2009 que define o valor anual por aluno de  R$ 1.350,09. Somente em 2009, mais de 1,2 bilhão foi transferido pelo governo Federal para Estados e Municípios, além dos recursos que estes já têm, do total de recursos do FUNDEB, o mínimo de 60% deve ser investido na remuneração dos professores. (....)
       Este programa de formação também prevê a "formação continuada", com cursos de atualização e especialização para os profissionais de Educação. O Ministério da Educação garante a oferta dos cursos e os governos estaduais e municipais devem garantir o transporte, a hospedagem e a alimentação dos cursistas, tornando efetivamente esses profissionais em sujeitos de direito à formação (....)"
       Fonte:  A TARDE: 15/ out./ 2009 -- página A- 2 com pequenos ajustes na linguagem.
     Como observa o internauta, esta matéria tem dois anos de publicada; ela é bem mais extensa. É importante frisar que a partir do Governo de Lula tem-se cuidado muito do setor da Educação. Algumas pessoas poderão retrucar que a Educação vai muito mal , mas quanto a isto, tenho que explicar o seguinte:
       * Ocorreu uma mudança não apenas de governantes, mas também de filosofia política. Ora, em todo caso de mudança de sistema, precisa-se derrubar um esquema para montar outro. Aí é que estão as dificuldades. No período de transição é óbvio que as coisas ficam piores que no período anterior.
       * No entanto ao lado destas dificuldades, já se observa muita coisa boa. Uma dessas novidades é o Enem, como também a valorização do Ensino Profissional

 M A T É R I A   2
 A L G U M A S  N O T A S

      * Ontem, pela manhã, ouvindo um programa radiofônico local, não pude ficar omisso diante de uma assertiva sem fundamento de um radialista, o qual com outras palavras afirmou que a forma "presidenta" é um modismo imposto pelo PT. Ele demonstrou que nada entende de Linguagem.Por isto resolvi redigir o texto A FLEXÃO "PRESIDENTA". Nos próximos dias, em Jacobina, estarei passando esta matéria para a internete.
      * Também estarei divulgando por este blogue o texto "Erros de Linguagem que aparecem em textos e na linguagem oral", incluindo  a Onomástica

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário