segunda-feira, 25 de junho de 2012

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA -- 10 DE JUNHO
     
      Embora com atraso, devido a meus problemas com o uso da internete -- principalmente falta de tempo -- venho hoje tratar dessa comemoração, tão importante para todos os falantes da Língua Portuguesa, quer nativos ou estrangeiros.
     
       Entusiasmo-me quando falo sobre este assunto. Sou um apaixonado ´pela comunicação verbal. Estudo profundamente nossa Língua, como também problemas da Comunicação em geral,  Adoto a Linguagem Racional, desde 1.997.
      O jornal A TARDE, do dia 13 de novembro de 2.010, publicou a seguinte matéria:
     "ENSINANDO A LÍNGUA
     Fico perplexo quando me deparo com um erro crasso de PORTUGUÊS bem comum e freqüente em jornais, Tvs (sic) e rádios e também (sic) no coloquial. Cometido (sic) até por quem tem educação superior. Quando se diz, por exemplo: "A maioria das pessoas que ESCREVE (sic; grifo meu) errado não procura aprender a escrever derto". A regra é simples: basta inverter a ordem das partes da oração para se chegar ao correto.   Das pessoas que escrevem errad, (universo), a maioria não procura aprender a escrever certo (particular). Então: "A maioria (das pessoas que escrevem errado) não procura aprender a escrever certo". "Dos ônibus que rodam pela cidade, grande parte polui o ambiente" (correto), Então: "Grande parte (dos ônibus que rodam pela cidade)  polui o ambiente" (EUGÊNIO JUNQUEIRA AYRES, Salvador, BA)"
     É interessante observar que aparece um erro no exemplo, certamente por falha na revisão mecânica: O correto é "A maioria das pessoas que escrevem errado (...)
   Outra observação; Observai, leitores, que eu registrei várias vezes "sic", chamando a atenção para falhas na Linguagem. Isto ocorre por dois motivos: O mais importante é que nosso sistema ortográfico é muito falho e nossa gramática oficial, igualmente. Enquanto não se adotar a LINGUAGEM RACIONAL, não existirá solução para nossos problemas na comunicação verbal.
    Os jornais e revistas sempre têm (1) colunas para ensinar nosso idioma, que realmente é difícil, como toda língua natural, cheia de exceções, irregularidades, coisas absurdas...
   No entanto, não se pode negar também que nosso povo é muito desinteressado no assunto. Os portugueses, por exemplo, assim como os angolanos e outros povos, falam e escrevem nossa língua com muito mais cuidado.

   Como o espaço é pequeno, darei algumas curiosidades e notas importantes sobre nossa Língua, apelidada (cognominada): A LÍNGUA DE CAMÕES. Poderíamos chamá-la também de A LINGUA DO -ÃO.
    A Língua Portuguesa teve sua iniciação, registrada em textos (porque este é o critério da Lingüistica) no ano 1.l92. No entanto, desde o século oitavo já existiam evidências da formação de nossa língua, oriunda do Latim Vulgar, falado pelos soldados nas invasões romanas. Este é o motivo principal de a lingua portuguesa possuir tantos ERROS CONGÊENITOS...
       Nossa Lingua tem 03 grandes fases: a arcaica, a fase mediana e a CONTEMPORÂNEA (SIMPLIFICANDO A LINGUAGEM). UM MARCO IMPORTANTE FOI A PUBLICAÇÃO DE OS LUSÍADAS, EM 1574, MAIS OU MENOS. ANTES, UM MARCO IMPORTANTE FOI A PUBLICAÇÃO DAS DUAS PRIMEIRAS GRAM[ÁTICAS: EM 1.536 E EM 1.540. A PRIMEIRA DELAS FOI DE JOÃO RIBEIRO, E A SEGUNDA, DE fERNÃO (SIC) DE OLIVEIRA.
    Oportunamente, continuaremos a matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário