sábado, 30 de junho de 2012

O DOUS DE JULHO

      Na próxima segunda-feira, comemoraremos a verdadeira festa daIndependência de brasil: o DOUS DE JULHO. Atualmente, sabe-se que o "Grito do Ipiranga" foi apenas um ato simbólico; aliás, para alf-guns historiadores, talvez ele nem tenha existido. Hoje, participando do programa RADIO REVISTA, da RADIO POVO, um professor de história, juntamente comum professor de outra matéria, confirmaeram aquilo que eu já ouvira e lera por aí; A HISTÓRIA DO GRITO DO iPIRAnga foi elaborada para agradar a mentalidade do grupo dominante da ´wepoca.  Alguns historiadores dizem claramenten que não existia a mínima possibilidade, por exemplo, de Dom Pedro  passarva cavalo pela região onde fica o riacho don ipiranga.
        Assim, popis, nosssa verdadeira Independência foi construída em Baía, em Salvador e no Recôncavo Baiano: Cachpoeira, Itaparica, Cabrito, Pirajá, etc.  Heroínas como Maria Quitéria de Jesus, "o soldado Mwedeiros", e Maria lutaram heroicamente para defender-nos do Domínio Português. Muitas vidas foram ceifadas naquele período. As batalhjas principais ocorreram a partir do dia 25 de julho. ASalvador ficou cercada, sem receber alçimentos;   Cachpeoira travou uma batalha onde muitas vidas foram ceifadas.
   Assim, pois, salve o DOUS DE JULHO. 
    Hoje no referido programa, li a ODE AO DOUS DE JULHO, de castro Alves. Segundo o referido professor de história, ele se refere mais à libertação da escravatura, mas eu terei que investigar isto, potrque não tem sentido o poeta dar este título a uma defesa da libertação dos escravos.
     Aproveitando o ensejo, lembro que MARIA QUITÉRIA DE JESUS não tem o posnome MEDEIROS. ela apenas recebeu, no exército, o nome SOLDADO MEDEIROS, do nome de um tio seu. É bom lembrar que ela se travestiu de homem porque naquelam época a mulher não podia ser soldado. Aliás, esta conquista é muito recente em nosso país.
    OBSERVAÇÃO: Não me foi permitido fazer a revis]ap despa ´postagem. Como se explica isto? QUERO FAZER A REVISÃO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário