segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

ESPIRITUALIDADE: O SONHO

      O SONO E O SONHO: A Verdadeira Esplicação:
        Durante muito tempo, teorias das mais diversas foram aventadas sobre o SONHO, principalmente a partir do surgimento da SICANÁLISE, com o fundador desta Ciência, o alemão SIGMUNDO FREUD. Seus discípulos, porém, cedo, começaram a discordar dele, fundando outras teorias:  Karl Jung e Frederick Perls.
        São divulgadas entre as pessoas noções folclóricas e lúdicas sobre a "interpretação dos sonhos", com freqüência. Afastemo-nos disto. Declaro logo o principal:  Somente o Espiritismo dá a verdadeira esplicaçãao do SONO E DOS SONHOS, pois ele tem as chaves da verdade sobre o ser humano. Comecemos pela definição de SONHO, conforme SACCONI:
  "SONHO, s.m. Do Latim SOMNIUM (n.).1.Sucessão de imagens, pensamentos ou emoções, geralmente confusos ou ilógicos, quê ocorre durante o SONO, e pode ser memorizada, quase sempre parcialmente; sucessão imaginária de fatos esperimentados na mente durante o sono. 2. (...)"
       No entanto, o lecsicógrafo, como a maioria dos demais, nada cita sobre a ação do Espírito, sobre a atividade da alma durante o SONO.
     Obs.: Deve-se empregar "Espírito", com inicial maiúscula, nesta acepção, como convencinou o Espiritismo.
       Esta omissão é freqüente e perfeitamente esplicada: Apenas uma pequena parte da Humanidade descobriu até agora a realidade espiritual. O SONHO é a atividade da ALMA após sair do corpo (não totalmente, mas quase totalmente) para que ele recupere as energias perdidas, e para ela (a alma) atuar no Mundo Espiritiual, quase sempre no mesmo nível no qual atua aqui, na vida terrena.
       O SONO é um elemento altamente importante, e dá condições á realização  do SONHO. TODAS AS PESSOAS SONHAM VÁRIAS VEZES TODAS AS NOITES (ou durante oi dia, quando a pessoa normalmente trabalha á noite, é óbvio). Assim, a primeira condição para acontecer o SONHO é o SONO PROFUNDO. No entanto, o SONHO pode acontecer também em sonos "leves".
    Passo a apresentar conteúdos do livro de CARLOS-BERNARDO LOUREIRO: "A Visão Espírita do SONO e dos SONHOS". Primeiramente lembro que devemos usar a forma ESPIRITISTA, ao invés de ESPÍRITA.
     Este livro foi lançado em 1.996, e a terceira edição (a última) é de Abril de 2.015.  Seu Autor escreveu também  "DOS RAPS À COMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL", pela Sociedade Espírita F. W; LORENZ, Rio de Janeiro, RJ. (Infelizmente, não consta o ano: ERRO GRAVE!!!).
   Pg.  37:  "A ALMA é um ser essencialmente pensante, que permanece ativo durante o sono. O trabalho intelectual que ela realiza enquanto o corpo descansa, sob a forma de sonho,  e logo se recorda, pode ser esquecido, e assim acontece habitualmente. Esse esquecimento não deve servir de prova contra a vida SÍQUICA, a qual persiste, apesar da diminuição da atividade nervosa..Esta afirmativa é corroborada por sua manifestação objetiva,, ainda quando a pessoa, ao despertar, não se lembre de nada." (com adaptação).
    Pg. 41: "Em princípio, afirma Gabriel DELANNE quê o mecanismo da memória latente demonstra quê muitos fatos completamente esquecidos  e quê parecem destruídos para sempre  têm deixado um rastro indelével na subconciência, quê é a base de nossa individualidade indestrutível: o ESPÌRITO." (com adaptação).
      Pg. 45:  "Os ezemplos de cada gênero de memória latente são inúmeros, pondo-nos em presença de um fato estraordinário: NOSSA VIDA MENTAL É INDESTRUTÍVEL. Esquecemos, sem dúvida, a maior parte de ocorrências passadas. Fica somente em nosso Espirito o  principal, quê serve de PONTOS DE REFERÊNCIA À MEMÓRIA. (....) desse abismo que eziste sob a conciência, emergem episódios pertinentes não somente á vida presente, MAS TAMBÉM ÁS VIDAS PASSADAS, circunstãncia em que se deve proceder a uma análise cuidadosa e profunda, tentanmdo-se estabelecer os limites que separam o presente do passado"
   Pg. 25-27: "O SONHO NA BÍBLIA: (....) Deus revela-se, ás vezes, aos profetas, por meio de SONHJOS (M 12:6; Nm 7:1; Joel 3::1):  TAMBÉM EM OUTROS TESTOS, OS SONHOS SÃO CONSIDERADOS  como enviados por Deus (Gn 20:3;  28:12;  31:24;  1Rs 3:5;  Mt 1:20;  Mt 2:12s;  Mt 19:22).
   (....) Como os sonhos são geralmente obscuros, somente podem ser interpretados por 'sábios' (Gn 41:8), isto é, na concepção antiga, por adivinhos e feiticeiros (Ex. 7:11 e 22;  Dn 2:2;  4:3  5:15)"
      Por hoje, basta. Apenas dei a motivação para nossos leitores começarem a pensar na importãncia do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário