quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Série D I V E R S O S

     O  A L C O L I S M O:  O Grande Dicionário SACCONI o define assim: "
 "ALCOOLISMO, s, m.: 1. Abuso de bebida alcoólica,  2,  Doença caracterizada pelo abuso crônico de bebida alcoólica,  com dependência do álcool:  etilismo, dipsomania".
      Lembro que emprego a forma ÁLCOLE e derivados, sem a duplicação do O,  com base  na  Etimologia e na conveniência fonética.  Em  Italiano, é  ÀLCOLE,  fato quê confirma  minha  posição.
     Muitas pessoas,  infelizmente, ainda veem o ALCOLISMO como "falta de caráter",  como "falta de vergonha", mas nas últimas décadas,  comprovou-se que  o  ALCOLISMO  é  realmente  uma  doença, sem  cura; apenas  tem  CONTROLO  (como  se diz, acertadamente em Portugal). Foi  por  isto  que  em 1,935,  foi criado  o  "ALCÓLICOS ANÔNIMOS",  em  Estados  Unidos;.  com o objetivo de formar um clima propício ao controlo da doença, através do propósito diário de abstinência durante 24 horas, com atividades diversas que reforçam este propósito, entre elas, se destaca o dia de depoimentos,  no  qual  cada ALCÓLICO (alcólatra em recuperação) narra suas esperiências com o alcolismo.
   Observação: Entre os membros de A,A,, emprega-se a palavra SOBRIEDADE com a significação inadequada.  "Sobriedade" não significa "abstinência de álcole",  mas apenas "uso controlado, reduzido de alguma coisa"
      O ALCÓLICOS ANÔNIMOS,  no entanto, não se restringe a levar o Alcólatra a deixar de beber. Pretende, após essa fase, levá-lo a reconstruir sua vida também no aspecto moral, sicológico, etc. Quanto á espiritualidade, Ele não adota uma religião, mas INCENTIVA TODOS A ADOTAREM A CONVICÇÃO DA EZISTÊNCIA DE UM SER SUPERIOR, QUE DIRIGE A TODOS E AO UNIVERSO, O  A.A., como é conhecido abreviadamente, é uma instituição muito diferente das outras;  Não ezige nada de seu novo membro senão a vontade de deixar de beber, Não tem taxa alguma. tudo lá é feito voluntariamente.  Mais:  Não é  permitido a nenhuma outra pessoa além de seus membros fazer doações ao grupo, justamente para que ele possa manter sua independência,
       O ALCOLISMO necessita da colaboração da família,  por isto foi criado também o ALANON, que reune os parentes do Alcólatra.  Boa parte das pessoas não sabe lidar com o alcólatra.  É uma situação realmente difícil, muitas vezes totalmente desagradável.  O pior é  quê quase sempre a vítima do Alcolismo não se acha alcólatra.Acha que bebe quando quer.
    Justamente o primeiro passo para que alguém se recupere do alcolismo é reconhecer-se dependente do álcole, acreditando necessitar da ajuda dos outros para o controle da enfermidade. Esta é justamente a grande dificuldade de coneguirmos levar alguém ao A,A, .No entanto é ponto cardial (sic), básico,  porque ele deve dirigir-se àquela entidade por convicção própria. Pelo contrário, não conseguirá o almejado resultado.
     Assim,  pois, o alcolismo é uma fonte de graves problemas sociais e individuais. A despesa da Previdência Social e de  outros Órgãos do Govêrno é muito grande como conseqüência do alcolismo, Todos têm o dever de se informar quanto á maneira adequada de lidar com o alcólatra,  fazendo-o ver seu verdadeiro problema e indicar o A.A. como a melhor solução, pois frequentar igrejas, grupos diversos, o CAPS, etc, pode ajudar um pouco, mas não resolve o problema, pelo menos na maioria dos casos.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário