O A L C O L I S M O: O Grande Dicionário SACCONI o define assim: "
"ALCOOLISMO, s, m.: 1. Abuso de bebida alcoólica, 2, Doença caracterizada pelo abuso crônico de bebida alcoólica, com dependência do álcool: etilismo, dipsomania".
Lembro que emprego a forma ÁLCOLE e derivados, sem a duplicação do O, com base na Etimologia e na conveniência fonética. Em Italiano, é ÀLCOLE, fato quê confirma minha posição.
Muitas pessoas, infelizmente, ainda veem o ALCOLISMO como "falta de caráter", como "falta de vergonha", mas nas últimas décadas, comprovou-se que o ALCOLISMO é realmente uma doença, sem cura; apenas tem CONTROLO (como se diz, acertadamente em Portugal). Foi por isto que em 1,935, foi criado o "ALCÓLICOS ANÔNIMOS", em Estados Unidos;. com o objetivo de formar um clima propício ao controlo da doença, através do propósito diário de abstinência durante 24 horas, com atividades diversas que reforçam este propósito, entre elas, se destaca o dia de depoimentos, no qual cada ALCÓLICO (alcólatra em recuperação) narra suas esperiências com o alcolismo.
Observação: Entre os membros de A,A,, emprega-se a palavra SOBRIEDADE com a significação inadequada. "Sobriedade" não significa "abstinência de álcole", mas apenas "uso controlado, reduzido de alguma coisa"
O ALCÓLICOS ANÔNIMOS, no entanto, não se restringe a levar o Alcólatra a deixar de beber. Pretende, após essa fase, levá-lo a reconstruir sua vida também no aspecto moral, sicológico, etc. Quanto á espiritualidade, Ele não adota uma religião, mas INCENTIVA TODOS A ADOTAREM A CONVICÇÃO DA EZISTÊNCIA DE UM SER SUPERIOR, QUE DIRIGE A TODOS E AO UNIVERSO, O A.A., como é conhecido abreviadamente, é uma instituição muito diferente das outras; Não ezige nada de seu novo membro senão a vontade de deixar de beber, Não tem taxa alguma. tudo lá é feito voluntariamente. Mais: Não é permitido a nenhuma outra pessoa além de seus membros fazer doações ao grupo, justamente para que ele possa manter sua independência,
O ALCOLISMO necessita da colaboração da família, por isto foi criado também o ALANON, que reune os parentes do Alcólatra. Boa parte das pessoas não sabe lidar com o alcólatra. É uma situação realmente difícil, muitas vezes totalmente desagradável. O pior é quê quase sempre a vítima do Alcolismo não se acha alcólatra.Acha que bebe quando quer.
Justamente o primeiro passo para que alguém se recupere do alcolismo é reconhecer-se dependente do álcole, acreditando necessitar da ajuda dos outros para o controle da enfermidade. Esta é justamente a grande dificuldade de coneguirmos levar alguém ao A,A, .No entanto é ponto cardial (sic), básico, porque ele deve dirigir-se àquela entidade por convicção própria. Pelo contrário, não conseguirá o almejado resultado.
Assim, pois, o alcolismo é uma fonte de graves problemas sociais e individuais. A despesa da Previdência Social e de outros Órgãos do Govêrno é muito grande como conseqüência do alcolismo, Todos têm o dever de se informar quanto á maneira adequada de lidar com o alcólatra, fazendo-o ver seu verdadeiro problema e indicar o A.A. como a melhor solução, pois frequentar igrejas, grupos diversos, o CAPS, etc, pode ajudar um pouco, mas não resolve o problema, pelo menos na maioria dos casos..
Nenhum comentário:
Postar um comentário