sexta-feira, 27 de maio de 2011

FATOS DA SEMANA

       Primeiramente, desejo aos internautas uma boa assimilação do conteúdo de hoje. Estou aberto às sugestões dos amigos e dos especialistas de cada assunto, quê queiram realmente colaborar para a melhora deste meio de comunicação.
       Amanhã se não acontecer algum imprevisto, estarei mais uma vez, participando  do programa FALANDO SÉRIO. O tema do dia será "Irmã Dulce".

 ** Complementando as Notas da semana, volto ao caso de Pallocci. Obviamente não posso assegurar quê não exista nenhuma irregularidade. Aquilo quê afirmei é baseado no quê eu conheço sobre ele e na confiança quê dou ao ex-presidente Lula e a presidenta Dilma. Hoje, o deputado Carlos Geilson, comentando sobre o assunto, disse quê  Pallocci,  como qualquer outro na mesma situação, praticou tráfico de influência. Não acho isso impossível; afinal, o ser humano está sujeito aos vícios da época, mesmo quando ele tem reta intenção. O certo porém, é quê como disse o próprio deputado Carlos Geilson, antigamente tudo ficava às escondidas, mas hoje em dia tudo vem à tona. Ademais Pallocci já é "manjado" pelos fatos do passado, de quê foi acusado e nossa sociedade continua esquecida (ou se faz quê  esqueceu?) de quê o Supremo Tribunal Federal o absolveu.
     Concluindo, digo quê qualquer pessoa e qualquer instituiçaõ estão sujeitas a erros; no entanto quando o PT e seus líderes erram cinco vezes os outros ja erraram vinte vezes.

     ** Outro assunto quê está muito dando o quê falar nesta semana é o "kit anti-homofobia". Ouvi falar este assunto pela primeira vez através de uma professora quê se encontrou comigo no Fórum local. Ela estava escandalizada com aquilo quê viu. Afirmava quê "o governo estava colocando cenas explícitas de homossexualismo nas escolas". Logo depois informei-me melhor sobre o assunto. Pelo que eu vi, existiu inadequação do texto e das imagens para o ambiente escolar. Uma pessoa afirmou quê aquele DVD não era contra a homofobia, mas apenas cenas de sexo.
     A presidenta Dilma mandou suspender a distribuição do DVD. Dizem quê esta decisão foi reforçada pelo fato de quê se ela não o fizesse a oposição iria "jogar duro" contra Pallocci. Não sei até quê ponto isto é verdadeiro; no entanto é preciso quê este assunto nas escolas seja bem planejado. Evite-se a vulgaridade,  como também a  precipitação.
    Finalmente, lembro quê o Ministro da Educação afirmou quê o material preparado sobre o assunto voltará às escolas, evidentemente com alguma revisão.


                                                              ÚLTIMAS NOTÍCIAS

     Ontem foi realizada uma sessão solene na Câmara de Vereadores, em homenagem  ao centenário de nascimento de Carlos Valadares da Silva, uma grande personagem da História Feirense. A sessão foi sugerida pela pesquisadora e acadêmica de Letras Lélia Vítor Fernandes de Oliveira, minha confreira presidenta da Academia de Letras e Artes de Feira de Santa Ana. O vereador professor Justiniano França encaminhou a solicitação à mesa diretiva. A sessão foi muito freqüentada e teve representantes de várias instituições. O prefeito de Santa Bárbara também estava presente , pois o homenageado era daquele local, na época pertencente a nosso município. Também estavam representantes de escolas e outras instituições que levam o nome do homenageado.
     Todos receberam uma biografia resumida de Carlos Valadares. O texto foi preparado também pela pesquisadora Lélia Fernandes, a palestrante da solenidade.

        ** Hoje à noite acontecerá o lançamento do livro "Crónicas em prosa de mar e verso de cordel",  do escritor português António de Abreu Freire -- um português voltado para o mar, para a universidade de Aveiro, para o grande padre Antônio Vieira, para Baía e para Brasil. Ele é um dos grandes defensores da Língua Portuguesa.
        Na mesma oportunidade ocorrerá uma exposição de xilogravuras e cordel de nosso acadêmico Franklin Machado. O evento é promoção da Galeria de Arte Carlo Barbosa.
        Obs.: Emprego propositadamente a forma Feira de Santa Ana e a grafia Baía -- pois nossa sociedade precisa alertar-se sobre questões de linguagem  também não aceito a grafia Maxado - porquê é errônea em nosso sistema ortográfico. O ideal é que fosse grafado "Maxadu" -- NA GRAFIA FONÊMICA, mas no momento os portadores deste posnome devem continuar grafando-o com CH.

                                                                          POLÊMICA
      Outro assunto que tem dado muito o quê falar é um livro didático de uma professora colocando por terra a necessidade de aplicar-se a Linguagem formal, conforme à Gramática, no dia-a-dia. O jornalista Hélio Schwartzmann quis justificar a Lingüística. Entendo perfeitamente o que ele quis dizer, porquê afinal sou da área, no entanto, volto a dizer : o grande problema é que a Lingüística precisa deixar a gramática normativa em paz, e cuidar de outros aspectos da Linguagem. Ela é realmente uma ciência lingüista (sic) importante, porquê trata das leis e princípios universais da Linguagem oral e escrita, mas cultiva o grande erro de combater elementos básicos de uma Linguagem disciplinada e menos ilógica.
      Por enquanto basta dizer isto, porquê venho falando sobre o problema há muito tempo, e continuarei a fazê-lo. A Linguagem atualmente, em nosso país, está um caos.

** Concluo a postagem de hoje avisando quê na próxima segunda-feira deverei viajar para a região de Jacobina, onde passarei cerca de dez dias. No entanto o programa radiofônico do dia 28 não deverá ter nenhum problema quanto á minha participação. Um dos recursos é este próprio blogue.
   Um grande abraço e até o inicio da próxima semana, quando voltarei apresentar a Série sobre a Língua Portuguesa, sobre  os nomes próprios , uma poesia, no minimo e alguns pensamentos de minha autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário