domingo, 20 de novembro de 2011

MATÉRIA  1
MAIS DE 2000 PROCESSOS DE RETIFICAÇÃO DO REGISTRO CIVIL CORREM EM FEIRA DE SANTA ANA
     


       Nesta semana, foi divulgada esta notícia. São exatamente 2.155 processos que correm no Fórum Desembargador Filinto Bastos para tratar de retificações diversas em Registros Civis de Nascimento. Existem casos relativamente simples, como retificação de grafia, e casos graves, como troca do sexo, datas erradas, omissão ou erro de posnomes etc.
       A causa de tais erros é a falta de atenção e o despreparo por parte do oficial do Registro Civil e seus subalternos, mas também podemos dizer a mesma coisa em relação ao declarante. Sabemos que o oficial do Registro Civil e seus auxiliares são despreparados no tocante ao assunto quanto os cidadãos em geral.
      Se aos cidadãos falta a noção mínima da importância do Registro Civil e dos antropônimos, o mesmo acontece com quem trabalha nos cartórios. No entanto, é óbvio que a responsabilidade legal do oficial do Registro Civil é muito maior neste particular que a responsabilidade do cidadão comum.
     Temos contado a muita gente o caso de meu irmão Arquimedes Carneiro de Oliveira, o qual, ao completar 65 anos, ficou sabendo, por meio dos funcionários do INSS que segundo seu Registro Civil, ele era uma mulher. Observe-se que ele somente ficou sabendo disto ao cuidar dos papéis para a aposentadoria. Ele é uma das pessoas que nunca deu nenhuma importância à Antroponímia e a documentos. Foi vítima da própria ignorancia, como ocorre com muita gente neste país.
     Aproveito a oportunidade para lembrar que somente a Sistematização da Antroponímia solucionará estes tipos de problema. Por isto, cito alguns de seus elementos importantes:
     * Gênero: Na realidade, não existe "Nome comum-de-dois". Isto é uma regra universal. Cada nome individual é criado para um determinado sexo. Na Lìngua Por tuguesa, a definiçao do gênero se realiza através da terminação, do uso e da significação. No exemplo citado, a terminação -EDES, é do sexo masculino.Outros exemplos da questão do gênero: São femininos os seguintes nomes: Alcíone, Euterpe, Térpsicore, Dagmara, Tamara, Cíbele, Erótide, Pérside e Dâmares. São Nomes masculinos: Silas, Eliã, Magdiel, Dagmar, Jurandir e Juraci. 
     * Grafia e forma: É muito importante procurar-se a forma correta de cada antropônimo, juntamente com a grafia correspondente.No antropônimo "Casimiro", a forma faz oposição à forma errônea Casemiro, e a grafia correta é com S, e não com Z.
     * Função: Os antropônimos variam de função. Suas funções são três: Nome (ou nome individual), posnome (comumente chamado "sobrenome") e apelido. Quando se vai planejar a signatura de uma criança, ou se vai planejar nosso próprio nome artistico ou até um seudônimo, é preciso ter tudo isso em consideração
     * Finalmente, o príncipio da hereditariedade dos posnomes, para formar o nome de família.Cada registrando deve possuir no mínimo um posnome do pai e um da mãe.Neste ponto não posso esquecer de dizer que a mulher, ao se casar, não deve, em hipótese alguma, adotar um posnome do marido. Esta prática é pessima para a Sistematização da Antroponímia

MATERIA 2


 CONGRESSO DE RADIALISTAS

       Ocorreu no último periodo intersemanal, o Primeiro Encontro da FENART (FEderação Nacional de Trabalhadores em Rádio e Televisão) do Interior. Pena que foi muito resumido. Vieram pessoas até do Amazonas. O coordenador dos trabalhos, senhor Hugo Silveira, é uma figura interessante, por sua cultura geral e por sua personalidade . No sábado à noite, ocorreu a abertura, no Parque do Saber, seguida de um coquetel.Não posso esquecer de citar
que uma parte da platéia foi ver a "Formação do Universo" naquele estabelecimento
     No domingo pela manhã, ouvimos  o extraordinário professor Erledes Elias da Silveira, com o tema:"Períodos Históricos que marcaram o Movimento Sindical no Brasil" . Na segunda-feira pela manhã, outra exposição maravilhosa: A importância da voz para o radialista, por Dr Ivan Alexandre. Na oportunidade foi distribuído um prospecto da FONOCLIN, com algumas recomendações quanto ao cuidado com a voz.
Dr Ivan é um verdadeiro artista da voz.
      Aproveito a oportunidade para lembrar aos colegas radialistas que, além da boa dicção, é preciso saber ler: ler com pontuação correta, naturalidade, entonação adequada etc. O radialista precisa cultivar o hábito da leitura , como também enriquecer seu vocabulário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário