sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

SECÇÃO: O CALENDÁRIO

      O TEMPO
     "TEMPO, s.m. Do latim "tempus,-òris", s.n. da 3ª decl.  Segundo SACCONI: "Continuum (sic)  não espacial em que fatos ocorrem em sucessão aparentemente irreversível do passado, pelo presente, para o futuro; sucessão de instantes nos quais se dão as mudanças das coisas ou se desenrolam os acontecimentos; duração de toda a ezistência:  passado, presente e futuro" (definição básica)
   Resumindo, eu digo que O TEMPO É A SEQÜÊNCIA ININTERRUPTA DOS SEGUNDOS. Alguns estudiosos "metidos a muito avançados", chegam a declarar que "O tempo não eziste; ele é apenas o produto da mente humana". Para a Eternidade, concordo, sim, que o tempo possa não ezistir, mas para nós, ESPÍRITOS ENCARNADOS, ele é uma REALIDADE CONCRETA, PLAUSÍIVEL, PROVADA".  É uma dura realidade, que devemos ter sempre em mente. Por isto, o aproveitamento do tempo é um dos elementos mais citados pelos estudiosos que ´possuem compromisso com a Moral e com a Espiritualidade.
    Vejamos o maravilhoso soneto  de Laurindo Rabelo, poeta do século 19:
       CONTA E TEMPO
            Laurindo Rabelo
Deus pede estrita conta do meu tempo.
É forçoso de meu tempo já dar conta,
mas como dar, sem tempo, tanta conta,
 eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?...

Para ter minha conta feita a tempo,
dado me foi tempo e não fiz conta...
Não quis, sobrando tempo, fazer conta!
Quro hoje fazer conta e falta tempo!!...

Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
nao gasteis esse tempo em passatempo:
Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta!

Mas oh... se os que contam com seu tempo
 fizessem desse tempo alguma conta
não choravam como eu por não ter tempo... .

Nenhum comentário:

Postar um comentário