sexta-feira, 2 de setembro de 2011

M A T É R I A  1
 
                                             P A S T O R A L   D A   C R I A N Ç A

      "A Pastoral da Criança é uma organização não governamental, criada em 1983 pela Dra. Zilda Arns Neumann. Recebeu o inteiro  apoio da Igreja, sobretudo de Dom Geraldo Agnelo, na época Arcebispo de Londrina, Paraná, e indicado pela CNBB para acompanhar esta nova iniciativa. A experiência-piloto aconteceu em Florestópolis PR, cidade da diocese de Londrina, onde 72% eram bóias-frias e o índice de mortalidade infantil, o maior do Paraná. Dra. Zilda e Dom Agnelo escolheram o lema "Para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância" (cf Jo. 10:10) como diretriz do trabalho da instituição.
     A Pastoral da Criança visa a acompanhar a criança desde o ventre materno até os 6 anos de idade, além de esclarecer mães e famílias sobre a importância do pré-natal, aleitamento materno, reidratação oral, educação infantil e vacinação e combate à anemia, entre outras.
    A metodologia da Pastoral da Criança se inspira no Evangelho de João, quando relata a multiplicação dos pães e peixes. Uma multidão foi ouvir Jesus porque ele tinha Palavra de Esperança; então o Mestre disse aos discípulos: "Dai vós mesmos de comer a essa gente". Hoje, essa palavra significa que o povo tem que fazer o possível por si mesmo e não esperar apenas pela ajuda do governo. A tônica da pastoral e´ensinar as pessoas a ter autonomia. Por meio dos líderes, distribui informações e solidariedade; averigua-se se existem crianças abaixo do peso, se existem mães amamentando, como também crianças desnutridas; busca-se um desenvolvimento saudável para elas.
     Esse trabalho somente foi possível pela dedicação de mais de 20 mil voluntários que trabalharam em média 24 horas mensais, para educar famílias pobres sobre saúde e cidadania. A Pastoral da Criança encontra-se também em outros 17 países da América Latina, África e Ásia.
     Embora seja um organismo de ação social da CNBB, a Pastoral da Criança, desde a primeira experiência, conta com pessoas de outras denominações religiosas. No dia 18 de novembro de 2008 foi fundada em Montevidéu, Uruguai, a Pastoral da Criança Internacional. Ali a instituição faz a recepção e transferência de doações de qualquer tipo e espécie de parte de terceiros provenientes de Uruguai ou de outros países para posterior aplicação em iniciativas e projetos da Pastoral da Criança em vários países do mundo. É um marco para o fortalecimento e a expansão das ações educativas junto às famílias  pobres ".
     Fonte: Adaptação de "O Mensageiro de Santo Antônio", de dezembro de 2005, e  dos boletins eletrônicos da Pastoral da Criança, de 11 de setembro de 2008 e 13 de novembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário