quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MATÉRIA 1
HORÁRIO DE VERÃO

     Depois de alguns anos isenta do horário de verão, nosso Estado está em perigo de voltar a tê-lo. Este é o desejo de boa parte do mundo dos empresários. Eles estão pressionando nosso Governador neste sentido. Argumentam que nosso Estado não pode ficar em horário diferente dos grandes centros empresariais do Sul. No entanto, boa parte das pessoas sensatas é contra o horário de verão. Vejamos os motivos: 
Primeiro motivo: A vida não se resume ao mundo dos negócios. Os demais Estados do Nordeste e do Norte continuam sem o horário de verão. Neste caso, a divergência de horário continuará. Realmente, no aspecto comercial a divergência de horário é inconveniente, mas este problema pode ser superado, como tem sido. 
Segundo motivo: O horário de verão é uma quebra do relógio biológico. Diversos especialistas se têm pronunciado a respeito deste problema. Algumas pessoas se adaptam com mais facilidade; outras têm muita dificuldade de enfrentar esta divergência do horário da natureza. As quatro estações do ano formam uma seqüência de situações necessárias à vida humana: dias longos e dias curtos, muito frio e muito calor, temperatura intermediária, épocas propícias para os diversos tipos de colheita, diferentes modalidades de chuvas. Ora, romper-se com este esquema é evidentemente prejudicial. Pessoas comuns da massa argumentam simplesmente:
     -- O horário de verão é bom porque o dia começa cedo e na parte da noite a gente tem mais tempo livre
    Este argumento é muito simplista. Quanto ao levantar-se cedo, de modo geral as pessoas não têm o hábito de levantar-se cedo por indisciplina ou por falta de formação. Por outro lado, sair-se muito cedo de casa expõe a pessoa à violência e à inconveniência de baixas temperaturas e chuva. Assim pois, o argumento citado não tem validade.
    Terceiro motivo: Brasil, geograficamente, possui quatro horários. É impossível e totalmente inconveniente estabelecer um horário único para o País. Ora, se alguns Estados ficam com um determinado horário e outros com horário diferente em relação ao horário natural ou ao horário de verão, por que Baía tem que voltar ao horário de verão? Está comprovado que no Nordeste a economia de energia conseqüente deste horário novo é insignificante. Talvez até com a formação de bons hábitos a população conseguisse economizar mais energia do que com horário de verão. Exemplo: No Nordeste, pode-se dispensar muito bem banhos quentes. Cientificamente o banho melhor para a saúde é aquele ligeiramente frio ou de temperatura ambiente. Banhos quente só são justificados em casos especiais, já conhecidos pela Medicina. 
      Congratulo-me com o deputado estadual Carlos Geilson por sua atitude visivelmente contra este horário antinatural. É pena que nossos empresários não entendam nada disto, pois eles "só consideram o vil metal"


Matéria 2
 NOTAS DIVERSAS


     * Está chegando ao fim a 33ª Semana Espiritista de nossa cidade. Ela se iniciou no último sábado. À noite daquele dia foi apresentada a peça teatral "Romeu e Julieta Além da Vida", pela Companhia de Teatro Espírita ARTESSÊNCIA. O grupo foi fundado por Toinho Campos. Os atores são todos jovens feirenses, quase todos ligados aos centros espiritistas de nossa cidade. Conversei com seu dirigente e com alguns dos atores. Ficou combinado que posteriormente eu poderei ser chamado a colaborar com o grupo.
     No fim deste evento, distribuirei 3 textos de minha autoria.
     * Hoje está ocorrendo a posse de novos filiados do PT na sede do partido. Ás segundas-feiras está ocorrendo normalmente a reunião do diretório do partido, considerando as eleições do próximo ano. Infelizmente o PT passou um certo tempo um pouco parado. Nós, petistas, defendemos o príncipio de que partido político não deve ter sua atuação limitada ao tempo de eleição. Em meu caso específico, senti muita falta do funcionamento do grupo "Construindo o PT" devido à saída do professor Antônio Lobo para a cidade de Barra. Por outro lado, não pude participar de alguns poucos eventos do partido devido a problemas particulares.
Está porém, chegando o tempo de voltarmos às atividades, pois estamos às portas de 2012. 
      Eu,  pessoalmente, estou começando a tomar providências para minha futura participação no Poder Legislativo local.
     * Hoje, ocorreu mais uma reunião ordinária da Academia de Letras e Artes de Feira de Santa Ana. Como sempre, foi muito prazerosa. Uma das sugestões muito acatada foi a ocorrência de encontros informais do grupo de quinze em quinze dias, na casa de um dos acadêmicos. Está sendo planejado o lançamento de um memorial da Academia. Sua presidenta, professora Lélia Fernandes, viajará a Brasília na próxima semana para fazer parte do GT das Mulheres. 
      Na referida reunião, eu tratei da necessidade do estabelecimento da prática da signatura parcial regular pelos membros da Academia. Para isto, distribuí um texto de três laudas com todas as informações necessárias à compreensão do assunto, devendo esta matéria continuar a ser esclarecida nas próximas reuniões.
      * No próximo dia 10 viajarei para Jacobina, onde deverei ficar durante cerca de doze dias, com o objetivo de comemorar naquela cidade -- minha terra natal -- meus 62 anos. 
      * Após o retorno da região de Jacobina, deverei recomeçar minha profissão de radialista. Já estou tomando contatos com este objetivo. O plano atual é de que este retorno seja na Rádio de São Gonçalo

    Matéria 3
 NOTAS DE LINGUAGEM


     * Um professor de Língua Portuguesa, muito estudioso, posicionou-se contra a forma presidenta, citando a inflexibilidade genérica da terminação -ente, dando como exemplos adjetivos com esta terminação. No entanto, ele se esqueceu de que a citada terminação no caso de substantivos, pode e deve flexionar para indicar o feminino, considerando-se a grande conveniência, e até necessidade, em alguns casos, de indicar-se o sexo feminino
    * Ultimamente,  voltei a abordar o tema "Ana Brandão; não: Ana Brandoa". Já comecei a distribuir o texto equivalente
   * LÍNGUA: Um estudioso de assuntos transcendentais, citando muito a Bíblia, cometeu um erro primário de interpretação: Quando estávamos comentando a questão de revisão de textos, ele disse: 
   -- A Bíblia nos diz que o homem perfeito é aquele que consegue dominar sua língua.
   Esta citação da Bíblia se encontra no livro dos Provérbios e o contexto é claro: refere-se à língua, órgão da fala; não à "Língua" como código de comuicação. Ora, se um estudioso como ele chega a cometer um erro tão primáreio ao recorrer á Bíblia, que não podemos esperar de pessoas de nível mediano de cultura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário