quarta-feira, 7 de setembro de 2011

 M A T É R I A  1


                                                  N O T A S   D I V E R S A S


     1- Publicidade de medicamentos:
      Nesta cidade, quase diariamente observa-se a publicidade de alguns medicamentos, inclusivamente ditos "naturais" ou "fitoterápicos". Produtos naturais e fitoterápicos também  exigem orientação para seu emprego, pois podem ter contra-indicações. Ora, todo vegetal tem substâncias com as quais são fabricados os medicamentos.O emprego deles como remédios deve ser orientado, visto que determinadas substâncias interferem positivamente ou negativamente no organismo e nas substâncias de medicamentos convencionais (alopáticos)
     2- Formação dos Radialistas:
     É necessário que todo radialista tenha uma boa formação para poder atuar eficazmente como informador e formador, começando por um bom domínio da Lingua Materna (Língua vernácula, idioma) e noções gerais de pronunciação de Lìnguas Estrangeiras. Um pouco, pelo menos, de conhecimentos gerais e de ciências, como Sicologia, Política, Direito, Cidadania e Sexualidade.
     Outra habilidade de que o locutor-apresentador-animador necessita é o domínio de várias técnicas de pesquisa. Para isto, ele não necessita de possuir nível universitário. Basta ter boa vontade de aprender, iniciativa própria, hábito constante da leitura diversificada e observar os mais experientes no Radialismo e no Jornalismo. Estou disponível para fornecer um curso desta matéria, como também de dicção, incluindo Línguas Estrangeiras. A dicção se baseia nos princípios da Linguagem Racional, mais exata e profunda que a Linguagem oficial, convencional. Os nomes próprios fazem parte normal do idioma: por isto, não podem ser dispensados, esquecidos.
     3- Irresponsabilidade da industria alimenticia:
     Cerca de 40% (ou mais) dos produtos alimentícios industrializados da linha convencional (capitalista e consumista) devem ser eliminados da vida de uma pessoa racional, bem informada. 
     Motivos: 
    1- A industria alímenticia convencional não tem nenhuma preocupação com a saúde. Preocupa-se apenas em "faturar". Por isto, inventa "mil e um" artificios para induzir o cliente a comprar  cada vez mais,baseado apenas no paladar, na aparência (cor e desenhos da embalagem) e no odor do produto; odor artificial, é bom lembrar. Para seu sucesso nesta tarefa, a indústria conta com a ignorância e com a falta de atençao da maioria das pessoas no tocante à alimentação. Por exemplo, muita gente com frequência não verifica o prazo de validade dos alimentos.
    Esta situação é reforçada por 3 fatores:
    * Visão tradicional da Nutrição, a qual continua a recomendar o uso da carne vermelha, não condena alguns hábitos errôneos, como utilizar óleo sob a ação do calor, por exemplo.
    * Divulgação, por grandes emissoras de longevisão, como a TV Globo, de noções errôneas e receitas culinárias com ingrediente que não devem ser usados, como leite com suco de laranja, doce-de- -leite, pimenta e vinagre.
    *A Gastronomia, a qual, na realidade, não é uma ciência. Ela se preocupa justamente com aquilo com que não nos devemos preocupar: aparência, odor e paladar. Destacam o "fino paladar", o "sabor refinado" e o "paladar requintado". A coloração e o sabor dos alimentos devem ser apenas, e nada mais, aqueles da própria natura, sem interferência humana.


M A T É R I A  2
     
      " S U B A É    EM   R E V I S T A"
     No dia 5 do corrente, segunda-feira, tive o prazer de ouvir quase por inteiro, esse programa, apresentado na Rádio Subaé  AM, pela manhã, pelos competentes colegas Ênio Medeiros e Rose Moreno. Até então, já conhecia o preparo de Rose Moreno em programas de variedades, mas quanto a Ênio Medeiros, somente o conhecia como apresentador de um programa musical de ótima qualidade.
     Numa determinada vez que eu ouvi Rose, em outro horário, telefonei à emissora, dando-lhe o número de meu telefone para que ela o passasse a Rose, a fim de que essa radialista entrasse em contato comigo. Não lhe passaram o número, e como consequência, nosso encontro não se realizou.
   No referido programa foi apresentado o resumo das telenovelas. Pessoalmente, não concordo com este tipo de matéria, porque as telenovelas são o "rebotalho" da televisão do Brasil. Por mais que a TV Globo as defenda, eu continuo afirmando que elas são péssimas, porque destacam em todo tempo os aspectos mais negativos e rídiculos da vida, personagens estereotipadas, de fala totalmente "matuta", em muitos casos, e completamente desatualizadas; muita gente diz até que as telenovelas são "professores do que não presta". Sempre afirmei que as coisas boas que as telenovelas ensinam, podem muito bem ser ensinadas através de outros meios, muito mais eficazes,e  em menos tempo, como filmes, palestras, seminários e simples leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário