terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

     Hoje, 20 de Novembro, É O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, quê podemos chamar também Dia da Negritude. Esta comemoração tem como motivação a morte de Zambi (sic) dos Palmares, em 1695. Ele foi um líder negro, chamado "Rei dos Palmares",  porquê  foi chefe do Quilombo dos Palmares, em Alagoas.O assunto envolvido é o RACISMO, no tocante à cor da pele. No dia 19 de Novembro do ano passado, em Salvador (ou melhor: "Santíssimo Salvador"), BAÍA, ocorreu a assinatura,por representantes de vários  países, da Lei que classificou Santíssimo Salvador como a Cidade dos Afrodescendentes, na América Latina, com várias providências a serem tomadas em favor da população de origem africana.
     Em 1630, os negros organizaram um quilombo entre Pernambuco e Alagoas. Era um lugar de refúgio onde se podiam subtrair às duras condições do cativeiro. A população do quilombo  cresceu com rapidez, elevando-se a muitos milhares de habitantes, em razão das contínuas fugas de escravos que para ali se dirigiam. A população, bem fortificada, vivia da agricultura e do roubo às vizinhanças de brancos. Durou mais de meio século a República dos Palmares. Este fato se deve às dificuldades em que se encontrava o govêrno frente à Invasão Holandesa. Depois da expulsão, CAETANO DE MELO, governador de Pernambuco, enviou um grande exército liderado pelo bandeirante DOMINGOS-JORGE VELHO para eliminar o quilombo, em 23 de Janeiro de 1694. A derrocada final resultou na morte de 500 negros e na prisão de 519 deles. Os outros se dispersaram pelo sertão alagoano.
     RACISMO:  Esta palavra vem do Inglês  "racism", também usada em Francês: "racisme". Começou nomeando uma doutrina que preconiza ezistirem raças superiores no gênero humano. Os racismos mais comuns foram aplicados por Europeus a povos de outras partes do mundo ( "racismo contra Etnias").  A aversão de algumas raças por outras ocorre também em grupos discriminados que,  entretanto, praticam outras discriminações de natura racial.
     O racismo de cor em Brasil é antigo. Foi seqüência daquilo que já ocorria em outros povos, mas reforçado pela longa escravidão de negros vindos de  África. É crime inafiançável em nosso pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário