segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO SEXUAL PREOCUPA A SOCIEDADE BRASILESA

         A Educação Sexual  é o ensino sôbre a Anatomia e a Sicologia Humana e demais aspectos do comportamento relacionados à Sexualidade (Não apenas "sexo"). Vem logo a pergunta: A quem compete a responsabilidade de transmitir ensinamentos e fornecer orientações práticas imediatas, para que sejam evitados tantos problemas na área? A resposta tem produzido muitas discussões entre os diversos setores da sociedade.
       Primeiramente, a dificuldade quê se observa  é a existência de várias visões ou correntes a repeito do tema, essencial aos seres humanos, no entanto, tão pouco conhecido: escola, Igreja, Política, profissionais da Área, como genologistas (conhecidos como "sexólogos"),  sicólogos, etc. .No aspecto pedagógico, as características de tal ensino são: Volta-se mais diretamente ao processo "ensino / aprendiz de sexualidade"; valoriza o aspecto informativo do processo, podendo também fornecer o aspecto formativo, no qual se propicia a discussão dos valores, atitudes e preconceitos; pode também considerar a importância da discussão de dúvidas, sentimentos e emoções; direciona a ênfase  na reformulação de valores, atitudes e preconceitos, e qualquer processo de  libertação individual.
      Na área religiosa, esse ensino tem como objetivos básicos a preservação dos valores morai cristãos e o desenvolvimento da vida espiritual; liga a prática da sexualidade ao amor  de Deus e à submissão às normas religiosas oficiais; relaciona sexo ao amor pelo parceiro, ao casamento e à procriação; encara o casamento e a virgindade / castidade como os dois modos legítimos de viver a aliança com Deus; valoriza a informação de conteúdos específicos da Sexualidade (encarando-a, porém, como uma meta secundária, e pode estar comprometida com a questão do pudor. A preocupação do aspecto  religioso é a formação cristã dos indivíduos, sendo quê  os Católicos seguem as orientações oficiais da Igreja Católica, e os Protestantes (cada denominação a seu modo), a interpretação literal da Bíblia. AQUI É ONDE ESTÁ O MAGNO PROBLEMA DA SEXUALIDADE HUMANA: a visão bíblica totalmente errônea, devido às traduções e a outros desvios doutrinais  O Poder religioso tem prejudicado enormemente a Sexualidade através da História..
     Finalmente, a visão política traz as seguintes características: Orienta para o regate do gênero, do erótico e do prazer na vida das pessoas (hedonismo); ajuda a  compreender (ou a alertar para a importância de se compreender) como as normas sexuais form construídas socialmente; considera importante o conhecimento, as informações e a auto-repressão; propicia questionamentos  filosóficos e ideológicos (ou mostra a importância de tais questionamentos); encara a questão sexual como um assunto ligado diretamente ao contexto social, quê influencia e é influenciado por este; dá destaque à participação em lutas coletivas para transformações sociais e considera importantes as mudanças de valores, atitudes e preconceitos sexuais do indivíduo para o alcance de sua libertação e realização sexual. Porém, isto é encarado como um meio de se chegar a novos valores sexuais quê possibilitem a vivência de uma sexualidade com liberdade e responsabilidade, não apenas do indivíduo, mas da sociedade como um todo.
       P R O C E S S O:  No processo educacional, o ensino permite a busca de conhecimento do aprendiz e  ministra  conhecimentos, dando a este a capacidade de simbolizar, guardar, mostrar e ressignificar seus conhecimentos. Em conjunto, eles constroem a aprendizagem. Assim, pois, o objetivo de toda educação deve ser a  formação do indivíduo, sua preparação geral para a vida, sob todos aspectos, gerando, pois, conscientização. Ele dá ênfase à participação em lutas sociais, reivindicação de direitos, como também apresenta os deveres. Com uma visão ampla, liberal, mas responsável, o indivíduo adquire "qualidade devida".
,
      Infelizmente, a Religião vem dominando a Educação Sexual, tratando a Sexualidade  pela dicotomia "puro / impuro", na qual a pureza sexual estaria somente dentro do "Matrimônio" (vocábulo quê enfoca o aspecto "sacramental" do casamento; isto foi criado pelo Romanismo, herdado de uma visão equivocada dos tempos bíblicos; não tem nenhum fundamento espiritual). Assim,pois, a visão das religiões em geral quanto à sexualidade é tipicamente restritiva, castradora, coercitiva.
      F AM Í LI A:   A Família está envolvida neste processo a partir do momento da concepção e deve iniciar a educação sexual desde tenra idade (dois, três anos). A partir dos sete anos, mais ou menos, a criança começa a receber influências não familiares, às vezes opostas. Os pais ensinam aos filhos os valores quê eles receberam da própria família e de outras fontes da educação. Costumam ter visões opostas, então, em vários itens da Educação Sexual: a Religião, a família, a Política, o Clube, etc. Este é um dos motivos de o ensino sôbre o assunto no ambiente escolar ser controvertido e encontrar várias dificuldades.
   Resumindo (apenas porquê este espaço é limitado), chamo a atenção de todos para abrirem as próprias mentes, libertando-se dos diversos entraves à sexualidade, a qual deve ser praticada com espontaneidade, responsabilidade e coerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário