domingo, 6 de janeiro de 2013

A ADVERTÊNCIA DA PROFESSORA

       Observação Inicial:  Sempre tenho quê lembrar quê adoto a Linguagem Racional, e por este fato, discordo de muitas grafias e construções ou palavras da Língua Oficial.
       Uma professora,  numa avaliação de um aluno da 6ª série, de uma  escola particular, registrou uma observação segundo a qual aquele aluno tinha deixado vários quesitos em branco, impedindo, com isto, de demonstrar sua aprendizagem. Também recomendou quê ele prestasse mais atenção ao enunciado dos quesitos, para quê pudesse responder a eles com exatidão e segurança.
         Um dos fatores quê mais leva um aluno a não ter sucesso no estudo é o fato de não saber estudar. Em boa parte, este problema está ligado ao professor, porquê ele tem a obrigação profissional de ensinar o aluno a estudar, ser autodidata, ressaltando quê enquanto a escola é uma fase passageira da vida de uma pessoa, a aprendizagem pode ocorrer até os últimos dias antes de sua passagem para o Além. Todos teem obrigação de estudar, independentemente da escola. O estudo, o qual se realiza através de livros, revistas, jornais e outras fontes, exige o hábito da leitura e vários outros hábitos adequados à aprendizagem.
     Vejamos alguns  deles:
* Fazer uma primeira leitura, para ter uma visão geral do assunto e ter uma idéia das características do texto.
* A segunda leitura deve ser mais atenta,  assinalando, por exemplo, vocábulos desconhecidos ou sobre os quais exista alguma dúvida.
* Colocar um ponto de interrogação ao lado direito do texto onde existirem dúvidas. Tais dúvidas poderão ser eliminadas na leitura seguinte, com a pesquisa em outra fonte, como um dicionário ou uma enciclopédia, ou terá que ser levada ao professor ou a outra pessoa.
* Não se deve estudar com som ligado, com aparelho de longevisão funcionando, ou em lugares de ruído, ou de conversas constantes.
* Quando o assunto é muito estranho ao estudante, poderão ser feitas até quatro leituras, além de um questionário. Depois da elaboração do questionário, o aluno vai assinalando a passagem onde está a resposta de cada pergunta.
* O emprego do dicionário da Língua Materna é muito importante, independentemente da disciplina escolar. Um bom dicionário pode conter até 20 tipos de informação, a maioria das quais se relaciona à Linguagem, mas algumas são de outras áreas, como as datas extremas de uma personagem ou sua especialidade e país onde nasceu ou viveu  Um exemplo: No verbete ESPERANTISTA, temos remissão a ESPERANTO, no qual encontramos as datas extremas de seu fundador -- LÁZARO-LUDOVICO ZAMENHOF: 1.859--1.917. Encontramos também quê ele foi oftalmólogo, poliglota e humanista. Em alguns verbetes, às vezes encontramos um resumo de uma doutrina ou de um fato histórico, como, por exemplo, a chegada do homem à Lua.
       Quanto à 2ª advertência da professora, constitui também um dos bons hábitos do estudo ler atentamente o quesito, sem pressa de começar a responder. O mais importante é assimilar perfeitamente aquilo quê o quesito pede,  para somente depois dispor-se a responder. Boa parte dos alunos tem a mania de ir logo respondendo, apressados antes de tudo em escrever, e não em PENSAR. É NECESSÁRIO ANTES DE TUDO PENSAR, PARA DEPOIS RESPONDER. QUEM NÃO TEM O HÁBITO DE RACIOCINAR, COM CALMA E IMPARCIALIDADE, DIFICILMENTE ALCANÇA O SUCESSO.
     Finalizando, afirmo que este é um pequeno exemplo de fatos quê acontecem na vida estudantil, para o qual os professores devem estar atentos. Os pais quê possuem algum esclarecimento intelectual  também devem colaborar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário