domingo, 20 de janeiro de 2013

O DESPREPARO DE NOSSOS ADOLESCENTES PARA A VIDA

          "ADOLESCÊNCIA" é uma palavra de origem latina, do verbo "adoléscerere", quê significa "crescer". É, pois, a fase do crescimento, tanto na acepção física quanto no aspecto síquico e mental. É uma fase difícil, pelo fato de ser de transição entre a infância e a juventude. Raramente uma pessoa passa por esta fase sem conflitos, numa "verdadeira tranqüilidade".... Eu, por exemplo, estou neste caso. Conversando, certa vez, com um padre amigo, ele me disse: "Tu amadureceste muito cedo". Na acepção mais comum, eu posso dizer quê não tive adolescência.
            Para a grande maioria, porém, é uma fase de conflitos, de afirmação, de dúvidas. Por um lado, o mundo da criança, ainda presente em sua mente: por outro, o mundo da  juventude e da adultícia,  quê se abre para ele como um fato novo, um novo ambiente a conquistar, do qual ele deve participar. Nesta situação, é muito importante a ação orientadora e estimuladora dos pais e professores. Infelizmente, muitos pais não possuem o preparo adequado para orientar seus filhos nas dificuldades da vida, na tomada de novas atitudes, no enfrentamento aos desafios que o jovem tem que enfrentar.

       Porém, nesta situação de inexperiência e completa falta de maturidade e até mesmo de conhecimentos mínimos para a vida, alguns adolescentes se arvoram em conhecedores da vida, recusando as orientações dos adultos, daqueles quê lhes querem apenas o bem e que possuem muito mais experiência e conhecimentos, estudos, que os adolescentes e jovens. Já tive muito "quebra-cabeça" com adolescentes e jovens por este motivo. Constantemente, eles respondem a minhas orientações e ressalvas:
  -- Ah, tio, isto é coisa do passado!!!... Hoje não tem (sic) mais isto não...
      Eu respondo:
    -- Querido garoto, quê experiência e qual estudo tu tens para refutar meus argumentos, minhas orientações?
      Um deles, por exemplo,que era guarda de trânsito pela Prefeitura, andando em sua  moto sem capacete, eu o chamei à atenção, dizendo quê ele deveria dar o bom exemplo, que aquela atitude é péssima para ele.
       Ele respondeu dizendo quê, como era guarda, tinha o privilégio de não precisar seguir esta regra,que ele tinha "gabarito".
      -- Justamente pelo fato de seres guarda é quê tens mais obrigação de dar o bom exemplo. ESTÁS TOTALMENTE EQUIVOCADO...
       Outro,  de 16 anos, declarando-se homófilo, não tinha os mínimos conhecimentos da própria orientação afetivo-sexual, mostrando preconceito contra pessoas da terceira idade em relação à vida sexual, e apresentando uma grande admiração quando eu lhe relatei minha vivência como marido heterófilo, com esposa e filhos, antes de me assumir como homófilo.. Isto eu já falei numa das últimas postagens. Este adolescente  mostrou-se totalmente inábil em sua orientação afetivo-sexual, e ainda me fez acusações totalmente descabidas pelo fato de eu argumentar contra suas atitudes.

      Um outro, de 17 anos, protestante, apenas com a  quarta serie primária, dedica-se apenas a 'pregar" em cidades vizinhas, com uma colaboração de pastores amigos. nada abe sobre a vida moderna, aquilo que as pessoas devem saber para viver bem, enfrentar os problemas modernos. Por mais que eu lhe explicasse que ele deve voltar aos estudos, preparar-separa outro tipo de vida, ele não p admitiu.Acha-se muito "sabido" em relação à "Palavra de Deus", e disse que é somente trabalho que lhe fazer.perdeu a oportunidade de trabalhar um turno comigo, aprendendo vários tipos de atividades e ganhar uma boa experiencia,inclusivamente para empregos futuros,em empresas. NÃO DESISTIU DE EU PLANO.NÃO ACEITOU MINHA PROPOSTA. Não tem nenhuma ideia sobre questões demeio ambiente de racionalidade no emprego das coisas.comete verdadeiros ABSURDOS NESTA ÁREA,NÃO SABENDO NEM CUIDAR DA HIGIENE NORMAL DO AMBIENTE DOMÉSTICO NO QUAL VIVE.NO ENTANTO,NÃO MUDA DE IDEIA. lançou ao lixo uma verdadeira coleção de textos que eu preparei para lhe,com todo o carinho,sobre os mais diversos assuntos. ISTO É MUITO LAMENTÁVEL, MUITO TRISTE A UM SE DEDICAR A ESCREVER,PRINCIPALMENTE EM  MEU CURSO: comum enorme sacrifício !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário