segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

É DIFÍCIL...

          Num determinado dia, meu irmão quê reside nesta cidade me disse:
     -- TU DEVERIAS TER NASCIDO DAQUI A 500 ANOS.
     --  POR QUÊ?
     -- Porquê tua mentalidade é de um futuro distante, isto é: É muito avançada para nossa sociedade.
         Pena é quê ele próprio, em inúmeros casos, age da mesma maneira quê essa referida sociedade, não entendendo coisas quê, em meu ponto de vista, são mais claras quê e a luz do dia. Um exemplo: o valor da Linguagem e da Onomástica, quê ele nunca consegue entender, por mais quê eu explique minuciosamente, mostrando a realidade a cada momento, de pessoa por pessoa, de fato por fato!!!!
         EU NÃO SOU VELHO, É ÓBVIO, MAS TENHO IDADE SUFICIENTE PARA TER UMA VISÃO CLARA DAS COISAS, NÃO UNILATERALMENTE, MAS SOB VÁRIOS ÂNGULOS, ISTO É:  SOB VÁRIOS ASPECTOS.
         É-me muito difícil, por exemplo, me conformar com algumas coisas do tipo:
        * Um médico e um padre quê fumam.
        * Um professor de Língua Portuguesa quê, baseado num irresponsável lingüístico (sic)  italiano moderno, me afirmou quê não vê motivo de se estudar a Língua  Portuguesa nas escolas, porquê, segundo ele, todos já nascem sabendo falar. Ele quer se referir à capacidade nata do ser humano de aprender a falar, mas dessa realidade ao uso completo, perfeito, inclusivamente com a compreensão do motivo, do "porquê" de cada regra, de cada variante, etc. -- EXISTE UMA DISTÂNCIA MUITO GRANDE!!!!
        * Uma pessoa quê passa, às vezes, o dia todo com o livro na mão e não sabe escrever palavras corriqueiras como "fazer" e "coisa"...  Assim mesmo, ela me faz ressalvas constantemente em matérias de Linguagem, às vezes até do domínio da Lingüística. Isto é  "ensinar pai-nosso a vigário",  na expressão popular. Quando se questiona  sua dificuldade na grafia das palavras, .ele responde quê é porquê ele lê pensando somente no assunto, não dá a mínima importância à maneira de se escrever cada palavra. ISTO É UM ERRO GRAVE, PORQUÊ A LÍNGUA ESCRITA FAZ PARTE DE NOSSA VIDA...Quando eu emprego o adjetivo "grave" nestes contextos, ele me critica, dizendo quê  "grave" é um acidente, uma morte, etc!!! Vê quê argumento ridículo... Eu  lhe refuto: VAI ESTUDAR SEMÂNTICA, POIS NADA SABES DE NOSSA LÍNGUA!!!
       * Professores de Língua Portuguesa quê não sabem escrever coerentemente um parágrafo, quê não possuem a mínima idéia de Filologia e de Onomástica...
       * Um deles, por exemplo, com 30 anos quê lecionava Inglês (matéria da área de Letras, pertencente, pois, à Comunicação Verbal) me disse quê nunca tinha ouvido falar em ANTROPONÍMIA. Ele, porém, teve uma vantagem:  Cedeu-me gentilmente um horário de sua aula para comentar o assunto, e deu alguns exemplos do nome individual JOÃO em várias Línguas. Obviamente, cometeu pequenas falhas, devido a não ter idéia de Antroponímia normativa. Exemplo: Ao citar o hipocorístico alemão de João (HANS), não fez menção ao fato de SER HIPOCORÍSTICO, NÃO NOME. O problema é quê  no Alemão e no  Inglês às   vezes também em outras Línguas, emprega-se hipocorísticos oficialmente com valor de NOME,  fato quê,  logicamente, racionalmente,  é errôneo, porquê é misturar "alhos com bugalhos".
        * Outro exemplo: Uma mulher se casa. Um vizinho lhe diz quê  "seu casamento não vai para a frente", porquê seu marido é "viado" (sic). Insiste sempre neste ponto, colocando na cabeça daquela mulher sem instrução e sem maturidade a idéia de que ela deve desfazer o casamento. Aos poucos, a jovem esposa começa a mudar de comportamento, até chegar a uma espécie de depressão. Resumindo: Alguns anos depois, a família está desfeita, a mulher continua a perseguir o marido, dois de seus filhos também não suportam ouvir falar no assunto,  isto considerando-se que ela teve todo o tempo oportunidades de ler e de ouvir explicações sobre a homofilia e assuntos correlatos, mas nunca aprendeu, nunca aceitou a realidade, de modo a, num determinado dia, com quase 09 anos de separação, emitir um telefonema anônimo ao Ministério Público acusando seu ex-marido, pessoa correta, de que, de  sua casa , ele faz


um ponto  de corrupção de menores. Ainda afirma quê faz 06 anos quê isto funciona... Daqui quê  se esclareça toda a verdade, acontecem muitas preocupações, muitas noites mal dormidas, muitas incertezas...
      FINALMENTE, MINHA VIDA É MUITO DIFÍCIL, PORQUE NÃO CONSIGO ENTENDER UMA SÉRIE DE FATOS COMO ESTE E MUITOS OUTROS. As pessoas falam e agem irracionalmente, sem responsabilidade, não assumem compromissos, não dão valor às minúcias importantes, enquanto que valorizam por demais minúcias quê não possuem importância alguma...ISTO É TRISTE....

Nenhum comentário:

Postar um comentário