segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A INTERNETE E A INVASÃO DO INGLÊS

    Faz tempo quê se denuncia a invasão da Língua Inglesa em Brasil e em outros países, notadamente na internete. Ora, se a maioria dos países tem um Idioma, isto é: uma Língua oficial própria, compete às empresas de internete e de computadores atribuir a uma administração  de cada país a função de traduzir e vernaculizar com exatidão a linguagem da computação para cada Língua e ainda, com adaptação para determinados países, cuja Língua tem diferença da modalidade original, como, por exemplo, o Português de BRASIL EM RELAÇÃO AO PORTUGUÊS ORIGINAL, QUÊ É O DE PORTUGAL. É EVIDENTE QUÊ OS LINGÜÍSTICOS  (SIC)  NÃO CONCORDAM COM ESTA CLASSIFICAÇÃO, MAS EU INSISTO NELA.
   A invasão da Língua Inglesa em Brasil é um fato lamentável sob todos aspectos: o lingüista (sic), o social e o de comunicação, como um todo. Enquanto os brasileses quase nada sabem do próprio Português, com erros gravíssimos na fala e na escrita, esnobam diariamente a Língua de "TIO SAM", com pronunciação equivocada e más traduções e vernaculizações, às vezes  totalmente desnecessárias,, como ocorre na INTERNETE, com o Inglês "delet", com a forma "deletar". Ora, não precisamos de DELETAR, porquê a Língua Portuguesa tem vários verbos para substituir "delet", do latim "delet", quê equivale a "cancela, destrói, apaga", etc, do verbo DELERE (2ª conjugação).. Ora, se nós já temos palavras até em demasia para muitos conceitos e idéias, objetos, etc, não é conveniente quê façamos vernaculizações sem necessidade. O vocabulário das Línguas artificiais em geral necessita de uma RACIONALIZAÇÃO, incluindo abolições e criação de novas palavras, segundo os critérios gramaticais e semânticos exatos. A Língua Inglesa é muito falha em relação à gramática e especificamente em relação à correspondência entre a escrita e a pronunciação. É um caso de verdadeira IRRESPONSABILIDADE, quê os gramáticos já  deveriam ter resolvido, faz muito tempo. Obviamente, nossa Língua possui também verdadeiras ABERRAÇÕES, muitas delas provenientes do Latim Vulgar, mas o caso do Inglês é muito mais grave.
       Assim, pois, É PRECISO APORTUGUESAR O PORTUGUÊS, É PRECISO ELIMINAR O INGLÊS DO DIA-A-DIA DE NOSSA VIDA, É PRECISO TRADUZIR COM PERFEIÇÃO, conforme os princípios da Linguagem Racional,   A LINGUAGEM DA COMPUTAÇÃO E DA INTERNETE. Exemplos: Afinal, quê é FORMATAR? Por quê  não se fala GRAVAR em vez de "salvar"?  Por quê se continua a dizer SITE, DELETAR, DOWNLOAD, OK e muitas outras coisas???  "O.K.", por exemplo, deve ser substituído ora por CORRETO, ora port CIENTE. AS EXPLICAÇÕES CONSTANTEMENTE APARECEM EM INGLÊS. QUANDO  enviamos uma mensagem e algo dá errado, vem depois uma explicação ou advertência em Inglês, e o pior: Ela aparece intercalada por  letras e símbolos diversos, de maneira quê dificilmente podemos lê-la. Constantemente eu mando a seguinte mensagem, no espaço RESPONDER":  "NÃO LEIO MENSAGEM EM INGLêS. NÓS TEMOS UMA LÍNGUA OFICIAL, O PORTUGUÊS. PELO MENOS SE FOSSE OUTRA LÍNGUA, COMO O FRANCÊS, O ESPANHOL OU ATÉ O ESPERANTO, MENOS MAL!!!  MAS NUNCA O INGLÊS!!!" Digo isto propositadamente,  para demonstrar minha desaprovação ao idioma de Estados Unidos.
      Assim, pois, É PRECISO QUÊ NOSSAS AUTORIDADES DEEM CABO A ESTA SITUAÇÃO REVOLTANTE E RIDÍCULA.  ESTOU PREPARANDO, AOS POUCOS, UMA LONGA LISTA DE VOCÁBULOS DA INTERNETE TRADUZIDOS, além de retificações de muitas traduções do Inglês para o Português, na INTERNETE.  INGLÊS PARA OS INGLESES, PORTUGUêS PARA OS PORTUGUESES E BRASILESES!!!! Esta é a grande verdade, isto é realmente aquilo quê deve ser realizado!!! ACABE-SE O IMPERIALISMO ESTADUNIDENSE, ACABE-SE A FALTA DE INTELIGÊNCIA  E A PREGUIÇA DE NOSSO POVO, QUE NÃO ESTUDA A PRÓPRIA LÍNGUA E SE SUBMETE A UMA LÍNGUA TÃO FALHA, TÃO RIDÍCULA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário