terça-feira, 15 de abril de 2014

Saúde e Meio Ambiente – Nº 10


                   
                                         
                                       Benefícios dos Grãos para a Saúde

          LINHAÇA: Ela é rica em fibras; pode ser encontrada na forma de grãos, óleo ou farinha. Regula o intestino, diminui a ansiedade e a inflamação em células de gordura. Uma das funcionalidades da Linhaça é consumir muito espaço no estômago e impedir que ele seja esvaziado rapidamente, sem contar que as fibras existentes no grão também estimulam a produção de hormônios ligados à saciedade, os quais avisam ao cérebro que o ventre está cheio. A Linhaça pode ser adicionada a frutas, sucos, iogurtes e em refeições, sendo salpicada na comida.
          CHIA: Aumenta a massa muscular e evita excesso de peso, trânsito intestinal emperrado, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama e outros tipos de tumor.
          QUINOA: Fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos e cálcio, a Quinoa é o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. É rica em fibras e ajuda no funcionamento intestinal, reduz a absorção de lipídios, diminui os sintomas da TPM; é uma ótima fonte de vitaminas E, D e do Complexo B. Os médicos permitem o uso diário deste grão, sendo duas colheres de sopa por dia.
          PAINÇO: Da mesma família de grãos de arroz e milho, o Painço contribui no processo digestivo, ajuda a manter a resistência dos ossos e age no controle de absorção de glicose. Ele pode ser consumido diariamente, na quantidade máxima de duas colheres de sopa. Obs.: Seu consumo exagerado pode causar diarréia e levar ao ganho de peso.
           FEIJÃO BRANCO: Tem uma proteína de reserva chamada de faseolamina. Quando ingerida, ela inibe a digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue. Ajuda também a melhorar o aspecto da pele. O ideal é consumir esse grão por meio de farinha. É recomendada uma ingestão de apenas uma colher de café antes do almoço, diluída em uma pequena quantidade de água. Também pode ser acrescentado à receita de pães e no molho “citronet”, especial para saladas, além de às feijoadas.  
          AMARANTO: Cereal auxiliar na perda de peso, reduz o nível de colesterol no sangue, é rico em cálcio e fortalece os ossos. Combate o envelhecimento precoce da pele e é uma fonte de cálcio biodisponivel (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Os flocos de amaranto podem ser processados para transformá-lo em farinha, a qual pode substituir a farinha de trigo refinado nas receitas, desde que respeitando o consumo de uma colher de sopa por dia, conforme recomenda a médica Anna Bordini .
------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Resumo e adaptação da revista DESTAQUE, Nº 20 / 2013. Página: 40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário