quarta-feira, 29 de abril de 2015

SÉRIE "ASSUNTOS DIVERSOS"

    CULTURA, FORMAÇÃO E CONHECIMENTO -- Em primeiro lugar, repito: Não  ACEITO OS CONCEITOS SOCIOLÓGICO E ANTROPOLOGICO DE CULTURA .Asssim, considero CULTURA, neste contesto, o acúmulo de conhecimentos  adquiridos por uma constante busca nas diversas fontes, que vai de uma consulta á Internete ou a uma enciclopedia,  até uma viagem ou um bate-papo. Os conceitos antropológico e sociológico não devem ser considerados CULTURA, mas elementos da ETNOGRAFIA. Sou contrário a tais conceitos porque eles fazem "uma verdadeira "salada de assuntos totalmente diferentes", fazendo com que QUASE TUDO NO MUNDO SEJA CULTURA. A Etnografia, em meu conceito, não é muito importante. apenas faz parte dos diversos conhecimentos que uma pessoa pode procurar, pode possuir, mas sem maiores consequências para sua vida. Inclui assuntos de "somenos importãncia", e ás vezes até verdadeiras bobagens, que nao devem fazer parte das preocupações de uma pessoa séria e responsável!!! Enquanto a pessoa se preocupa com tais elementos, se esquece de assuntos mais importantes.
  "CONHECIMENTO', neste caso, é aquilo que se adquire pelo estudo e pela prática. Assim, o conteúdo da CULTURA é um tipo de conhecimento. A Cultura e o CONHECIMENTO são elementos importantes para a FORMAÇÂO INTEGRAL DO SER HUMANO. Ezistem muitas pessoas possuidoras de MUITA CULTURA, mas sem formação, a qual  eu defino, pelo alto, como a assimilação dos conhecimentos e da cultura,  tendo em vista a auto-realização e o ajuste do ser humano ao tempo e ao espaço, como ser pensante e possuidor de livre-arbítrio, à procura do aperfeiçoamento próprio e da sociedade onde vive.
      A Escola tem uma função importante na vida do indivíduo á proporção que o aluno, a partir dela e quando dela sair levar a sério aquilo que estudou, selecionando a mera teoria ou assuntos que podem ser dispensados daqueles conhecimentos que devem ser PRATICADOS, sob pena de conseqüências ás vezes sérias para si próprio e para o ambiente onde a pessoa vive. A escola tem três funções :a de fornecer a base do conhecimento, a de estimular sua aquisição e a de oficializá-la,  mas é apenas o início da formação da pessoa. Temos a vida inteira para ampliarmos e aperfeiçoarmos nossa aprendizagem, a qual pode acontecer até na hora da desencarnação, e será aproveitada no Além e em próssimas reencarnações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário