A V E R D A D E -- Muitas pessoas perguntam freqüentemente: QUÊ É A VERDADE?? Parto da definição mais ezata e genérica do vocábulo, para depois tratar das prticularidades, das eceções, das situações particulares. O "Grande Dicionário SACCONI" (Editôra Nova Geração, 2.010), no nº 1 das acepções, diz: "Correspondência ou adequação da realidade com o que se diz, pensa ou sente dela, igualdade absoluta entre o que ocorreu e o que se diz: qualidade do que é verdadeiro, real".
Diz-se comumente quê A VERDADE MUITAS VEZES CHOCA, mas é preferível chorar com a VERDADE quê sorrir com a MENTIRA!! Muitas pessoas não procuram, na realidade, a VERDADE, mas aquilo que lhe convém momentaneamente, ou aquilo que satisfaz {a tradição, ao pensamento das massaas, ou coisas deste tipo.
Outro problema muito comum é as pessoas argumentarem que NÃO EZISTE UMA VERDADE, que cada um tem SUA VERDADE. Vou refutar esta teoria:
Apesar das limitações humanas, de modo geral, pode-se IDENTIFICAR A VERDADE. Não fosse assim, nada adiantaria a pessoa ESTUDR, REFLETIR, LER, fazer cursos, participar de congressos, seminários, conferências, etc!!! Em alguns assuntos, a Humanidade ainda está atrasada, de modo que a Ci"encia Humana tem sido criticada por mudar sempre de conceitos sobre determinados assuntos. Ezemplo: Outrora, o café era um VILÃO DA SA[UDE. Hoje ele [e muito recomendado. Algumas pr[aticas que outrora se considerava uma MERA SUPERTII:C'AO (sic) hoje a Ci'encia esplica que n'ao o [e mais. Ezemplo -- mau olhado. Na parte espiritual, com suas ligac;'oes com a Sicologia e com a Siquitria, [e que a Ci'encia Humana est[a mais atrasada. Os m[edicos comuns mal entendem a parte f[isica do ser humano. Por isto, muitos dizem -- ~Procure a solu;c'ao em outras possibilidades, porqu"e pela Medicina, eu n'ao tenho jeito para o caso~
Se uma pessoa n'ao [e especialista em um assunto, deve sempre procurar A VERDADE a outra que a estuda, que vive naquela realidade dia a dia. Assim, um leigo em Inform[atica tem que saber o qu'e [e correto, o que [e fato, e n'ao crendice, sobre um determinado caso, com um t[ecnico em Inform[atica. Devemos ser humildes ao conversar com um especialista quando somos leigos naquela [area. No entanto, se algu[em se dedica a determinada Ci'encia, assunto ou atividade, espera-se que ela TENHA A VERDADE SOBRE O ASSUNTO. NESSE CASO, ELA N'AO FALA COMO LEIGO SOBRE A ESPECIALIDADE, ELA FALA COM SEGURANC;A. NO ENTANTO, ALGU[EM PODE PERGUNTAR
~ Como, ent'ao, o Sr. refuta sempre as colocac;'oes dos protestantes e cat[olicos sobre a B[iblia e ensinamentos religiosos, se eles se dedicam ao assunto? ~ O problema [e que O CRISTIANISMO SE AFASTOU QUASE TOTALMENTE DA VERDADE A PARTIR DE SUA INSTITUCIONALIZAC;'AO, no s[eculo 4, com o Rei Constantino Magno. Outro motivo [e que a B[iblia foi muito adulterada desde o in[icio da Era Crist'a, mas principalmente a partir da fundac;'ao da Igreja Cat[olica. Traduc;'ao por traduc;'ao, cada uma teve seu quinh'ao de corruptela, por ignor'ancia ou propositadamente!!!
Na semana passada, um estudioso da [Area de Comunicac;'ao Verbal, para dar sua opini'ao sobre as LONGENOVELAS, fez um grande rodeio, frisando sempre que o que iria dizer era PESSOAL, quest'ao de opini'ao pr[opria, porqu'e cada tem tem sua maneira de ver as coisas. Afinal este professor analisa a vida ou n'ao??? Ele reflete sobre o que acontece, sobre os conceitos que fazem parte da vida ou n'ao???
Quanto mais avanc;amos na idade e estudamos, continuamos em atividade, temos a capacidade de separar o falso do verdadeiro, a crendice da realidade, a supertic;'ao da verdade. Se chegamos aos 50, 60 ou 70 anos e ainda somos uma ventoinha, para que adiantou nossa vida, nossa esperi'encia???? Isto, por[em, n'ao retira o fato de que em determinados assuntos, devemos deixar sempre UMA JANELA ABERTA PARA A POSSIBILIDADE DE REEZAMINARMOS NOSSOS CONCEITOS! DEVEMOS sempre lembrar que o mais importante [E A VERDADE, em torno dela devemos agir, pensar e falar. N'ao sejamos ventoinhas, mas tamb[em devemos estar prontos a mudar de opini'ao quando a realidade for bem clara!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário