terça-feira, 7 de abril de 2015

SÉRIE "DIVERSOS"

   A  V E R D A D E -- Muitas pessoas perguntam freqüentemente: QUÊ É A VERDADE?? Parto da definição mais ezata e genérica do vocábulo, para depois tratar das prticularidades, das eceções, das situações particulares. O  "Grande Dicionário SACCONI" (Editôra Nova Geração, 2.010), no  nº 1 das acepções,  diz: "Correspondência ou adequação da realidade com o que se diz, pensa ou sente dela, igualdade absoluta entre o que ocorreu e o que se diz: qualidade do que é verdadeiro, real".
    Diz-se comumente quê A VERDADE MUITAS VEZES CHOCA, mas é preferível chorar com a VERDADE quê sorrir com a MENTIRA!! Muitas pessoas não procuram, na realidade, a VERDADE, mas aquilo que lhe convém momentaneamente, ou aquilo que satisfaz {a tradição, ao pensamento das massaas, ou  coisas deste tipo.
    Outro problema muito comum é as pessoas argumentarem que NÃO EZISTE UMA VERDADE, que cada um tem SUA VERDADE. Vou refutar esta teoria:
    Apesar das limitações humanas, de modo geral, pode-se IDENTIFICAR A VERDADE. Não fosse assim, nada adiantaria  a pessoa ESTUDR, REFLETIR, LER, fazer cursos, participar de congressos, seminários, conferências, etc!!! Em alguns assuntos, a Humanidade ainda está atrasada, de modo que a Ci"encia Humana tem sido criticada por mudar sempre de conceitos sobre determinados assuntos. Ezemplo: Outrora, o café era um VILÃO DA SA[UDE. Hoje ele [e  muito recomendado. Algumas pr[aticas que outrora se considerava uma MERA SUPERTII:C'AO (sic) hoje a Ci'encia esplica que n'ao o [e mais. Ezemplo --  mau olhado. Na parte espiritual, com suas ligac;'oes com a Sicologia e com a Siquitria, [e que a Ci'encia Humana est[a mais atrasada. Os m[edicos comuns mal entendem a parte f[isica do ser humano. Por isto, muitos dizem -- ~Procure a solu;c'ao em outras possibilidades, porqu"e pela Medicina, eu n'ao tenho jeito para o caso~
       Se uma pessoa n'ao [e especialista em um assunto, deve sempre procurar A VERDADE a outra que a estuda, que vive naquela realidade dia a dia. Assim, um leigo em Inform[atica tem que saber o qu'e [e correto, o que [e fato, e n'ao  crendice, sobre um determinado caso, com um t[ecnico em Inform[atica.  Devemos ser humildes ao conversar com um especialista quando somos leigos naquela [area. No entanto, se algu[em se dedica a determinada Ci'encia,  assunto ou atividade,  espera-se que ela TENHA A VERDADE SOBRE O ASSUNTO.  NESSE CASO,  ELA N'AO FALA COMO LEIGO  SOBRE A ESPECIALIDADE,  ELA FALA COM SEGURANC;A.  NO ENTANTO, ALGU[EM PODE PERGUNTAR
    ~ Como,  ent'ao,  o Sr. refuta sempre as colocac;'oes dos protestantes e cat[olicos sobre a B[iblia e ensinamentos religiosos, se eles se dedicam ao assunto? ~ O problema [e que O CRISTIANISMO SE AFASTOU QUASE TOTALMENTE DA VERDADE A PARTIR DE SUA INSTITUCIONALIZAC;'AO,  no s[eculo 4, com o Rei Constantino Magno. Outro motivo [e que a B[iblia foi muito  adulterada desde o in[icio da Era Crist'a, mas principalmente a partir da fundac;'ao da Igreja Cat[olica. Traduc;'ao por traduc;'ao,  cada uma teve seu quinh'ao de corruptela, por ignor'ancia ou propositadamente!!!
    Na semana passada, um estudioso da [Area de Comunicac;'ao Verbal, para dar sua opini'ao sobre as LONGENOVELAS,  fez um grande rodeio, frisando sempre que o que iria dizer era PESSOAL, quest'ao de opini'ao pr[opria, porqu'e cada tem tem sua maneira de ver as coisas. Afinal este professor analisa a vida ou n'ao???  Ele reflete sobre o que acontece, sobre os conceitos que fazem parte da vida ou n'ao???
   Quanto  mais avanc;amos na idade e estudamos, continuamos em atividade, temos a capacidade de separar o falso do verdadeiro, a crendice da realidade, a supertic;'ao da verdade. Se chegamos aos 50, 60 ou  70 anos e ainda somos uma ventoinha, para que adiantou nossa vida,  nossa esperi'encia???? Isto, por[em, n'ao retira o fato  de que em determinados assuntos, devemos deixar sempre UMA JANELA  ABERTA PARA A POSSIBILIDADE DE REEZAMINARMOS NOSSOS CONCEITOS! DEVEMOS sempre lembrar que o mais importante [E A VERDADE, em torno dela devemos agir, pensar e falar.  N'ao sejamos ventoinhas, mas tamb[em devemos estar prontos a mudar de opini'ao quando a realidade for bem clara!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário