domingo, 15 de novembro de 2015

Série LINGUAGEM E ONOMÁSTICA

    OS SEUDÕNIMOS -- 2ª PARTE -- Vou interromper um pouco o conteúdo de meu livro "Sistematização da Antroponímia" para apresentar o conteúdo de  "A VIDA ÍNTIMA DAS PALAVRAS", do  Prof. Dionísio (1) da Silva:
   "PSEUDÕNIMO:  do Grego "pseudónymos,  nome falso (2);  Por norma, o nome verdadeiro (3) do Autor é aquele quê aparece na capa do livro de sua autoria (4), mas alguns escritores utilizam pseudônimos para ocultar suas verdadeiras identidades (5). .Um dos escritores mais lidos no Brasil, Marcos Rey, quê teve vários de seus livros transpostos para o cinema e para  a televisão, chama-se EDMUNDO NONATO (grifo meu). Também o jornalista SÉRGIO PORTO tornou-se célebre sob o pseudônimo de STANISLAW (7))  PONTE PRETA (6), PUBLICANDO SEUS FAMOSOS "FEBEAPÁS", Festivais de Besteira quê assolam o País. O livro ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, clássico da Literatura Infantil,  foi escrito pelo professor e matemático inglês CHARLES LUTWIDGE DODGSON, sob o pseudônimo de LEWIS CARROLL"
   (1) Na Fonte: "Deonísio" -- erro primário!!  (2)  No Grego, "ÓNOMA, onómatos" significa "nome", em geral, mas  é usado no vocabulário técnico, na maioria das vezes,  com a acepção de "nome próprio"
(3) Não se diga "nome verdadeiro", mas NOME CIVIL, ou  SIGNATURA. Esta é uma das provas da total falta de sistematização do setor, nas várias Línguas. (4) Constantemente aparece na capa a signatura parcial. A maioria dos escritores adota a signatura  parcial, com apenas DOIS ANTROPÕNIMOS.  (5) De modo geral, esta atitude hoje não tem mais justificativa nos países democráticos. (6) O ideal é grafar-se PONTE-PRETA,- (com hifem)  para formar UM ELEMENTO da signatura
***************************.
       Como seudõnimos de segunda classe estão aqueles usados nos meios artísticos e desportivos; Uma boa parte deles é formada por apelidos, alcunhas e hipocorístiicos: Grande Otelo, Chacrinha, Tostão, Stanislau Ponte Preta, Padre Zezinho.
    Ainda eziste outra classe de seudônimos: aqueles aos quais estão sujeitos os membros das Ordens Religiosas: Frei José de Guadalupe (o artista José Mojica), Irmã Maria-Regina do Amor-Divino (*)
  Lembro que o nome artístico pode apresentar-se perfeitamente sob a forma de uma signatura parcial, mas no caso, como é não é a signatura parcial verdadeira, chama-se SEUDÔNIMO.
   Observe-se que a signatura parcial CARLOS EDUARDO DOLLABELA É ERRÕNEA, PORQUÊ POSSUI TRÊS ELEMENTOS. A CORREÇÃO É "EDUARDO DOLABELA" ou "Carlos Dolabela"
   Finalmente, na lei atual, já se pode fazer o registro da signatura parcial e do nome artístico, nome profissional,  os quais podem  ser SEUDÕNIMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário