quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Série ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO

       A CASA DO CAMINHO -- Os Atos dos Apóstolos, no capítulo 2, versículos 43 a 47 (parte final do capítulo) diz o seguinte:
  "43. Apossava-se de todos o temor (1),   pois numerosos eram os prodígios e sinais que se realizavam por meio dos Apóstolos.
44. Todos aqueles que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum;
45. vendiam suas propriedades e bens, e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um.
    46. Dia após dia, unãnimes, mostravam-se assíduos no Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração.
47. Louvavam Deus e gozavam da simpatia do povo inteiro. O Senhor ("Deus" ou "Jesus"??) acrescentava cada dia  a seu número aqueles quê seriam salvos"
  (Tradução de BÍBLIA DE JERUSALÉM, 2ª edição, 1,985, Paulus, com pequenas adaptações).
   A citada Bíblia traz algumas notas e variantes, mas no momento, pela brevidade do espaço,  prefiro não considerá-las. Ela traz o título do assunto "A Primeira Comunidade Cristã", assim como diversas outras traduções, e inicia-o no versículo 42. Títulos em outras traduções: : "Virtudes dos Primeiros Cristãos" (Edição Catequética Popular, Edt. Ave-Mariia),  "A Vida dos Primeiros Cristãos" (Soc. Bíblica do Brasil, "Nova Tradução na Linguagem de Hoje", 2.011), etc.
    No entanto, o Espiritismo conhece muitas coisas sobre a CASA DO CAMINHO. Ontem uma senhôra do Centro Espiritista JESUS, O SALVADOR,   proferiu uma palestra no Centro Espiritista CASA do Caminho (o centro quê eu freqüento) sobre este assunto. A palestrante já esteve na Terra Santa, e trousse uma foto das ruínas daquela Casa. Disse até que quando lá estivera, faz cerca de DEZ ANOS , a estrada onde ficava essa casa se parecia muito com a Rua 07 de Setembro, conhecida como BECO DO MOCÓ, nesta cidade: uma verdadeira gritaria de mercadores de produtos diversos, notadamente plantas para remédios caseiros.
    O principal responsável pela fundação da CASA DO CAMINHO foi Simão Pedro. Ele muito se empenhou nela, talvez  até como uma "compensação por sua falta de ter negado o Mestre da Galiléia!
     A CASA DO CAMINHO é citada algumas vezes na importante obra mediúnica PAULO E ESTÊVÃO --  Episódios históricos do Cristianismo Primitivo"-- de Cândido Xavier, pelo Espírito EMANUEL, publicado pela Federação Espírita Brasileira ( primeira edição:  em 1.941). Na página 434 da edição 23,  por ezemplo, consta:
  "Chegados á capital do Judaísmo (Jerusalém), o ês-pescador de Cafarnaum (Pedro) recebeu-os com júbilo  inecedível. Simão Pedro apresentava um grande abatimento físico, em virtude das lutas terríveis e incessantes para quê  a Igreja suportasse, sem maiores abalos, as tempestades primitivas;  seus olhos, porém, guardavam a mesma serenidade característica dos discípulos fiéis.
   Paulo entregou-lhe alegremente A PEQUENA FORTUNA cuja aplicação iria assegurar uma maior independência á instituição  de Jerusalém  (Casa do Caminho),  para o desenvolvimento justo da obra do Cristo. Pedro agradeceu-o comovido e abraçou-o com lágrimas. Os pobres, os órfãos, os velhos desamparados e os convalecentes teriam doravante uma escola abençoada de trabalho edificante"
     A citada palestrante afirmou que antes de sua conversão, o Apóstolo dos Gentios (Paulo de Tarso) mandou destruir aquela instituição, mas depois da "queda do cavalo", na estrada de Damasco, mandou reconstruí-la.
     A CASA DO CAMINHO foi, na realidade, a primeira INSTITUIÇÂO CRISTÃ, na acepção de "uma entidade para aplicar os ensinamentos e os ezemplos do Cristo", não uma IGREJA,  propriamente, não uma instituição comum, burocrática, etc. Ali se aplicava também a Mediunidade em favor dos doentes, fisicamente ou espiritualmente. Os Apóstolos também ali eram assistidos pela Mediunidade, com constantes admoestações e instruções do próprio Cristo.
    Aliás, o livro PAULO E ESTÊVÂO cita inúmeras vezes a Mediunidade -- que é a comunicação dos Espíritos com os encarnados. No caso, Espíritos Superiores, liderados pelo próprio Cristo.
   É  bom lembrar que o Espiritismo é o CRISTIANISMO REDIVIVO, isto é: recuperado, restabelecido. O Cristianismo que ora conhecemos é fruto das ações arbitrárias e vaidosas de homens. Isto se iniciou com a "oficialização do Cristianismo  como Religião do Império Romano", com Constantino Magno, no século 4º da Era Cristã. Aí se acelerou a deturpação do Cristianismo!! .  
      ********** (1)  A palavra "temor"; muito usada na Bíblia, causa uma certa dúvida na compreensão do testo. Conservei-a aqui para evitar maior delonga na preparação da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário