sábado, 31 de outubro de 2015

ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO

    DIA DE  FINADOS --"A Veneração aos Desencarnados (1) -- 22 / Outubro / 2.005)
    Chegando o dia 02 DE NOVEMBRO, a vendagem de velas e de flores e as visitas aos cemitérios aumentam. Por quê isto? Em atenção aos desencarnados. Acendem velas nos túmulos, lançam-lhes flores, renovam a pintura deles, capinam seus arredores e os sacerdotes católicos celebram várias missas nos cemitérios em sufrágio das almas dos desencarnados. Os protestantes lançam-se contra as orações pelos desencarnados, segundo eles, inúteis.  Dizem eles quê aquilo quê deve ser feito pela salvação e pelo perdão dos pecados deve ser feito durante a vida, e não após a DESENCARNAÇÃO (2). Os Espiritistas também aceitam as orações em favor dos desencarnados.
    O 2º Livro dos MACABEUS, capítulo 12, versículos 44 e 45, comprova quê  os Judeus oravam pelos desencarnados, considerando essa prática "salutar", mas os Livros dos Macabeus são deuterocanônicos, não fazendo, então, parte do cânom das Bíblias protestantes.
   Eu acho quê  devemos valorizar a pessoa enquanto ela  está viva. Sendo ela de méritos, pode ser lembrada e homenageada após a passagem para o Além-túmulo.  (3)  No entanto, preocupar-se com os túmulos não faz sentido. O túmulo apenas guarda seus restos mortais, o "invólucro da alma". O quê  vale são a pessoa, seus ensinamentos e as lições que ela nos deixara. Por isto, zelar túmulos e acender velas são práticas inúteis, quê  a nada levam.
   Sei perfeitamente que o assunto é tratado com muito SENTIMENTALISMO E EMOÇÃO, POR SER A PERDA DE UM ENTE QUERIDO UM FATO MUITO PESAROSO PARA A MAIORIA DAS PESSOAS. EU, QUANDO PERDI MINHA VENERÁVEL MÃE, TINHA APENAS 12 ANOS, MAS JÁ CONSIDEREI O FATO COM NATURALIDADE, POIS SEMPRE FUI RACIONALISTA. RACIOCINEMOS: NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL, E QUANDO ALGUÉM PASSA PARA A OUTRA VIDA, a vida no Globo Terráqueo continua; a família e os conhecidos retomam normalmente suas vidas, suas lidas.
   Por outro lado, eziste uma verdadeira "Indústria da Morte", aproveitando a falta de conhecimento das pessoas, com sua vulnerabilidade diante do fato pesaroso. Essa "indústria" deve ser controlada pelo Governo. Constata-se um grande abuso e muita burocracia nesta área, a começar pela certidão de óbito. As despesas com um passamento para a vida eterna podem ser totalmente fora do alcance de muitas pessoas
   Para que tanta esploração? tantas taxas? tantos simbolismos? tanto luxo? Simplesmente para ser comido pelos vermes!! Sejamos racionais: não desperdicemos nosso tempo e nosso dinheiro com coisas que não têm utilidade., que são supérfluas ou irracionais
   (1) No original: "Mortos". (2) No original: Morte. (3) Atualmente, como sou espiritista, acrescento que as orações são uma valiosa ajuda aos desencarnados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário