domingo, 11 de outubro de 2015

AS CRIANÇAS DE HOJE

   "aS CRIANÇAS DE HOJE NÃO NASCEM MAIS COM OS OLHOS FECHADOS", "AS CRIANÇAS DE HOJE JÁ NASCEM ESPERTAS, INTELIGENTES". ESTA É UMA GRANDE CONSTATAÇÃO DA ÉPOCA MODERNA.
     Para nós, Espiritistas, é muito fácil esplicar este fenômeno: é fruto de reencarnações sucessivas, é o contínuo desenvolvimento dos espíritos. Sicólogos,  professorese    pedagogos ficam, ás vezes, estupefatos com aquilo que presenciam atualmente: crianças rebeldes, independentes, criativas, ás vezes verdadeiros gênios. Tal situação os obriga a constantes revisões de comportamento, de suas teorias e conceitos.
     A sociedade é como uma criança: desenvolve-se aos poucos, até chegar ao grau normal de amadurecimento, ou a um ponto de relativa perfeição, porque a Humanidade ainda não atingiu a perfeição, Aliás, ainda está longe disto!!
     A criança deve ser estimulada constantemente em todos os setores da vida. Para isto, é necessário que pais, professores, educadores em geral e os líderes diversos se preparem também. Está no tempo de procurar-se O SER HUMANO INTEGRAL. Se a mãe (ou o pai) quer educar uma criança como se ela já fosse um adulto, se  mantém com ela uma atitude limitada e sem amor, uma atitude convencionalista,  sem profundidade, a tendência é que a criança não atinja o desenvolvimento humano suficiente, ou pelo menos que tarde muito a consegui-lo. Infelizmente, BOA PARTE DOS PAIS AINDA ESTÁ DESPREPARADA PARA EDUCAR AS CRIANÇAS. Se uma mãe não quer, de forma alguma, que o filho de 04 ou 05 anos ande descalço, não permite que ele fique nu, sempre dizendo: "Veste a roupa; assim não pode!" -- a criança logo cedo desenvolve a mentalidade arcaica contra a nudez. Quando vir, fora de casa, alguma pessoa NUA, vai logo se achegar a ela, vai procurar se aproximar. Sendo tal pessoa desequilibrada, começa aí o perigo. Assim, a criança deve ver seus pais e seus irmãos NUS, normalmente, para ver a realidade, o corpo humano, puro, normal.
  Desta maneira,  poderia eu citar vários outros exemplos. A alimentação é um dos itens mais importantes: Se os pais se alimentam MAL, se não têm noção de alimentação correta, obviamente passarão tal visão a seus filhos, perpetuando na família os problemas primários de saúde.
    O amor é elemento essencial, mas não devem faltar a autoridade e a firmeza na hora e na proporção adequadas. Criança se educa com AMOR, MAS TAMBÉM COM AUTORIDADE E FIRMEZA. É muito melhor dizer constantemente um NÂO nessa fase, que mais tarde ter um filho rebelde, que acha que tudo está a seu dispor, que o mundo é dela, que todos devem submeter-se a sua vontade. Temos limitações; ninguém é totalmente independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário