quinta-feira, 15 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO E CIDADANIA

    DIA DO PROFESSOR -- Quem é este profissional? É um profissional diferente, em primeiro lugar porquê  trabalha para preparar as pessoas para a vida, em seus diversos aspectos. O professor das primeiras séries fornece os elementos básicos para a vida na sociedade moderna -- a alfabetização e as noções rudimentares sobre vida e a sociedade. A partir das primeiras séries "ginasiais" (5º e 6º anos), os conhecimentos começam a especializar-se em áreas como Ciências Físicas e Naturais, Geografia, História de Brasil, Artes, Desenho, etc. No 2º Grau, aparece o aprofundamento em Ciências como Física, Química e Biologia, preparando, inclusivamente o aluno para o Curso Superior. Aliás, sou de opinião que alguns desses conteúdos deveriam ser reservados realmente á universidade, ficando o 1º , o 2º e o 3º Graus para uma base mais adequada para a vida em geral, porque muitas pessoas não chegarão ao nivel superior, por várias razões. Principalmente o conteúdo de Matemática deve ser revisto, pois o cidadão comum, da maioria das profissões e vivências, não tem nenhuma necessidade de ÁLGEBRA e Geometria, por ezemplo.
     Compete ao professor, desde o nível 1, valorizar o ser humano de cada aluno, perceber suas tendências e carências, suas dificuldades e frustrações. Sendo necessário, entrar em contato com a área pedagógica do colégio ou até com familiares dos alunos. Muitos conflitos de alunos, no relacionamento na escola, ou na aprendizagem,  têm solução quando o professor (ou os professores) procura a família e dialoga com ela.
     Descobrir talentos, vocações é uma das competências dos professores. Às vezes a família, por ignorãncia ou preconceito, não incentiva uma criança a determinada área, como dança, teatro, literatura. Vem, então, a função importante do professor: quebrar preconceitos, barreiras, ignorância. Muitas pessoas devem a professores o despertamento de vocações, a superação a problemas impostos pela família.
    Na sociedade moderna, ser professor é um grande desafio: A sociedade está em constante e profunda mutação. As crianças e os jovens são muito diferentes dos de outrora, como, por ezemplo, na época na qual eu lecionava. São, muitas vezes, muito criativos, independentes, críticos.Questionam sempre os valores, as esperências dos mais idosos. Costumam ser indisciplinados, achado que "organização, disciplina são coisas do passado"!! Nem sempre entendem que, apesar das deficiências, seus pais e seus professores possuem muito mais estudo e esperiência.
    Avante, colegas professores, nesta árdua  missão. LECIONAR é uma vocação sublime, para cuja realização ás vezes são necessários grandes sacrifícios!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário