quarta-feira, 14 de outubro de 2015

COMPORTAMENTO HUMANO

       SICOLOGIA, DROGAS E LEIS -- Em Conceição do Coité (BA.), eziste um "juiz revolucionário". chamado JERIVADO NEIVA (Na Fonte: GERIVALDO). Ele participou de uma mesa-redonda em maio de 2.013, sobre "Sicologia, Drogas e Cidadania". De modo geral, suas idéias são muito boas, mas ele ezagera em alguns pontos. Apresentou uma poesia intitulada "EU QUERO IR PARA O INFERNO". Essa poesia é, segundo ele, aquilo que teria dito um jovem condenado, diante de um repórter, que muito falava, mas não lhe dava a  oportunidade de falar.
     Algumas passagens dessa poesia:
  -- "Não quero a paz. Não quero a vida. Não quero ser salvo por canalhas. (...)  A rua é meu inferno. Os outros são meu inferno. Eu sei o caminho de meu inferno.(...). Não quero ir para o céu. Não quero a ajuda dos santos.(....) Nada pedi,  mas me deram a fome, o frio, o perigo, a dor, a pancada" ("ad sensum").
      Eu já tive relacionamento com jovens drogados. A maioria deles eu descobri depois, quando já fora prejudicado. Tentei ajudar alguns deles, como também a moradores de rua, mas não consegui. Essas pessoas vivem num mundo tão alienado, tão fora daquilo que deveria ser, que dificilmente podem ser ajudadas. Eziste um movimento em São Paulo para recuperar pessoas moradoras nas ruas, mas nesse caso, pelo menos é UMA ENTIDADE: Possui sicólogos, médicos, assistents sociais, etc. No entanto, uma pessoa física desempenhar este papel é muito difícill!!
    Realmente concordo com o Dr. Jerivaldo Neiva no ponto principal: A maioria dos jovens que chega AO FUNDO DO POÇO nas drogas e outros tipos de marginalidade é fruto de erros da família e da sociedade, embora aquele jovem pode ter escolhido a própria vida na condição de erraticidade, isto é: antes desta encarnação.
  De qualquer maneira, como não sabemos a real situação de cada um, e o juiz de todos é a Divindade, nossa obrigação é colaborar com todos, dar-lhes o bom ezemplo, destacar o "lado positivo" e amenizar o "lado negativo".
   Por pior que seja uma pessoa, ela sempre se dobra ás ações de caridade, de benevolência, de compreensão. Infelizmente, boa parte dos jornalistas e radialistas, entre outras pessoas, que criticam os Direitos Humanos, as providências pela INCLUSÂO, que são a favor da antecipação da maioridade penal, é justamente quem mais colabora com os problemas sociais, os quais se iniciam como "problemas individuais".
   O referido juiz, ao concluir a declamação da poesia, fez algumas considerações sobre O DIREITO, as Drogas e a Cidadania. Ele chega ao ezagero de ser contra a prisão de determinadas pessoas em nome do direito de ir e vir. O direito de ir e vir é a regra geral. Ele não pode ser empecilho para sua suspensão quando ela convém à sociedade. A prisão não deve ser vista como um castigo, mas como uma maneira de evitar maiores problemas, e que o meliante possa parar para repensar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário