terça-feira, 6 de outubro de 2015

Série SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

   ALIMENTAÇÃO NATURAL-- Chama-se "Alimentação Natural" aquela que segue os princípios do NATURISMO, isto é: conforme as recomendações da própria NATURA, aproveitando o mássimo do REINO VEGETAL, complementado pelo sal e pela água (Reino Mineral). Os livros do Prof. ALFONS BALBACH apresentam toda a argumentação científica da Alimentação Natural, ou ALIMENTAÇÃO VEGETALIANA (Não se diga "vegetariana"). Também lembro que NATURISMO NÃO É SINÔNIMO DE "Naturalismo". Este último vocábulo faz parte da Medicina, das Belas-Artes e da Literatura.
    Primeiramente apresento os grandes princípios da Alimentação Vegetaliana. Depois passarei a apresentar como eles se concretizam.
    1) A Alimentação deve constituir-se principalmente de frutas e verduras, complementadas, no reino vegetal, pelas raízes e tubérculos, além dos grãos. Do Reino Mineral, utilize-se o sal (cloreto de  sódio) e a água (H2 O).
2) Deve-se aproveitar quase 100% das frutas, verduras, grãos e tubérculos. Isto se baseia no princípio do Racionalismo, o qual diz: "Tudo o que eziste é para ser usado, não desperdiçado". Além disto, quanto menos lixo melhor para toda a Humanidade. O lixo orgânico é o pior deles, aquele que mais causa problemas. Assim, treinemos para perder apenas as partes estragadas ou manchadas (manchas grandes ou profundas), caroços, etc.
3) As cascas devem ser aproveitadas na Alimentação. Algumas podem ser ingeridas diretamente, junto com a polpa, como é o caso da maçã e da banana. Outras podem ser aproveitadas em saladas ou em infusão, como no caso do abacaxi.
4) Tudo quanto pode ser utilizado CRU, em estado natural, não deve ser COZIDO. Algumas verduras podem mostrar-se sem saber quando cruas, mas o sabor é secundário. O mais importante é o valor nutritivo. Uma das maneiras de amenizarmos esta questão é liquefazer o produto vegetal juntamente com outro. São alimentos que dão sabor á alimentação, por ezemplo: a banana, o coco, o maracujá, etc. O milho deve ser utilizado cru, ainda verde ou já maduro. Evite-se, pois, o milho SECO ou assado. Ele estando seco,  necessita de ser cozido, e assim, se gasta mais tempo, mais dinheiro e se reduz seu conteúdo nutritivo.
5) Quanto mais os vegetais frescos, melhor para a saúde. Quando os colocamos na geladeira, devem ser lavados na hora de ser utilizados, não no momento em que os colocamos no refrigerador.
     Vamos a algumas aplicações destes princípios:
1) A casca da melancia e da banana devem ser aproveitadas em 100%. A casca da banana pode ser utilizada de algumas maneiras, já a da melancia deve ser liquefeita, juntamente com outros ingredientes vegetais. Não é preciso retirar aquela membrana verde.
2) A cenoura pode ser cozida, porque é indigesta, dura, mas também pode ser cortada  em pequenos pedaços, os quais devem ser  misturados aos outros alimentos ou na salada
3) Deve-se evitar juntar alimentos crus com alimentos cozidos, como também alimentos ácidos ou amargos com alimentos doces.
4) O café é bom para a saúde, não sendo em ecesso. As pessoas que possuem problemas de nervosismo, úlceras estomacais e dificuldade de dormir devem evitá-lo.
5) As pessoas que possuem uma dentição boa devem evitar a trituração intensa dos vegetais, para não perder uma parte das fibras.
6A ) Água deve ser utilizada sempre, independentemente de sentirmos SEDE, e não deve ser utilizada na hora do almoço.Não deve ser substituída por refrigerante, absolutamente.
7) \lembro que o LEITE não deve ser utilizado. Ele é próprio para os animais e para o ser humano somente quando novos, e cada um desses seres deve utilizar o leite da própria mãe. "O leite da cabra é para o cabrito", e assim por diante .O leite é grande fonte de alergias e de outros problemas, como a catarata.
7) O óleo vegetal deve ser consumido como vem das fontes produtoras, nunca passar pelo calor. Óleos de origem animal devem ser DESPREZADOS. O óleo, mesmo sendo vegetal, deve ser utilizado com moderação, porquê constitui-se principalmente de gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário