quinta-feira, 8 de outubro de 2015

COMPORTAMENTO HUMANO / SICOLOGIA

    NÃO SOU O ÚNICO RESPONSÁVEL POR MEUS PROBLEMAS -- É comum se ouvir em livros de Auto-ajuda,  e principalmente no Espiritismo, quê nós somos os únicos responsáveis por tudo quanto nos acontece. Desde quando "me entendo como gente"  sou contra esta afirmativa, porquê a prática tem mostrado o contrário.
    Vamos verificar os dois argumentos contra tal posição: Primeiramente, é contra a lógica,  porquê, sendo o planeta  Terra povoado por seres imperfeitos, é óbvio quê tais seres causam problemas a si mesmos e aos demais. Constantemente dependemos dos outros para realizar algo, ou para não realizá-lo. Não somos totalmente independentes. Assim, pelas circunstâncias da vida, constantemente "não fazemos aquilo que queremos, e fazemos aquilo que não queremos", como nos diz o Apóstolo dos Gentios.  Eu, por ezemplo, se não tivesse acontecido a ação maléfica de minha  ês-esposa, certamente seria hoje um jornalista de nome nacional, como também teria participado do PMDB, na década de 1.980. Não adianta dizer que, em última análise, a decisão é nossa. Tal afirmação é contra a realidade.
    Em segundo lugar, dia por dia, verifico quanto as pessoas são falhas -- dentro daquilo que eu disse:  "Os seres humanos são imperfeitos". Os níveis de evolução do ser humano são muito variados: Enquanto alguns estão quase no nível da animalidade, outros já são "quase perfeitos". No entanto, mesmo esses "quase perfeitos" também estão sujeitos ás ações maléficas e ás omissões daqueles muito imperfeitos.
   Assim, a própria Sicologia diz que "o homem ´produto do meio". Somente algumas figuras raras conseguem fazer o contrário: "O meio é produto do homem". Em meu caso específico, quê não é único, obviamente,   faz tempo que sofro quase diariamente com o relaxamento e a irresponsabilidade das pessoas. Sempre, desde adolescente, me esmerei em fazer todos os meus deveres, tudo quanto devo fazer, mas aquilo quê depende dos outros fica sem ser feito. Se prometo uma agulha a alguém, faço questão de dá-la, e se não for possível fazê-lo, darei a satisfação. No entanto, boa parte das pessoas é justamente o contrário:  "Nem estão aí!!" -- como se diz na linguagem coloquial.
   Mesmo no caso da obsessão espiritual, nem sempre somos culpados. No centro espiritista que eu freqüento, já vi casos de espíritos que perseguem um ser encarnado alegando motivos nos quais esse ser encarnado tinha completa razão. Ezemplo: Deixou o Protestantismo para ser espiritista  -- isto foi motivo de  o espírito de um antigo "colega" seu, em encarnações anteriores, perseguir o antigo amigo -- agora encarnado. Poderia também ser o contrário, pois mudar de Religião é um direito natural de todos .Coisa semelhante aconteceu com um irmão meu.
     Encerrando, usemos a Lógica, verifiquemos o que acontece no dia-a-dia, para não continuarmos a falar bobagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário