segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O CAOS DE NOSSO SISTEMA ORTOGRÁFICO

Acompanho a mudança de noso Sistema Ortográfico depois da "mini-reforma" de 1.97l, desde mais ou menos 1.997. Como prova de quanto o assunto foi difícl de ser resolvido, o projeto teve inicio em 1.995 e somente passou a vigorar em 2.009.  Lembro
 que, para mim, a questão da GRAFIA é muito importante, principalmente para as pesoas não dedicadas ás Letras, pessoas que tem (1) dificuldade com a escrita. Dedico--me a esta questão com especial empenho. Por isto, sinto-me seguro em falar sobre ela, como também sobre qualquer questão ligada á comunicação verbal.
    Nossos gramáticos e lingüísticos (sic)  mostraram-se incompetentes ao aceitarem um projeto tão cheio de incoerências e absurdos...Em certa ocasião, tive a surpresa de encontrar uma palavra escrita de quatro maneiras, todos os gramáticos baeados no atual sistema ortográfico! Uma grande estudiosa de Línguas, no programa de Jô Soares, contando uma piada sobre as Línguas, disse:
   "Deus, ao criar as línguas, deu a cada uma um castigo. Ao Francês, deu os acentos; ao iIglês, deu a irregularidade gráfica, e ao Português, deu O HIFEM".
      NA ÚLTIMA REUNIÃO DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES, RECEBEMOS UM TEXTO ANÕNIMO, COM O ´IÍTULO: "DESPEDIDA DO TREMA". O texto é cõmico, interessante, mas deixa clara a questão séria, para a grafia, da eliminação do hifem (2) na Língua Portuguesa. O hifem nunca deverá ser eliminado, a não ser que, no sistema fonêmico, se encontre uma solução eficaz para substituí-lo.  O hifem é usado em outras 08 línguas, embora em algumas delas tenha uma função diferente. "Linguiça" não é LINGÜIÇA", "tranquilo" não é TRANQÜILO", e assim por diante.
   Concluindo, espero que nossos parlamentares promovam logo a discussão séria do assunto, mas adianto que SOMENTE A GRAFIA FIONÊMICA SOLUCIONARÁ ESTE GRAVE PROBLEMA, que começou em 1.93l. NUNCA MAIS A LÍNGUA PORTUGUESA TEVE ESTABILIDADE EM SEU SISTEMA ORTOGRÁFICO!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário