quinta-feira, 11 de julho de 2013

L I T E R A T U R A: Nº 03

      O VALOR DA LITERATURA:
        Em primeiro lugar, insisto em lembrar quê não se deve empregar o vocábulo "LITERATURA" na acepção geral, na qual se usava outrora: conjunto de publicações sobre determinado assunto ou  época. Empregue-se somente no tocante às obras de ficção.
        Um amigo me declarou que não dá valor a obras de ficção, porque acha quê  Literatura é coisa de pouca importância, coisa para desocupados. Afirmei-lhe que não é como ele pensa. A Literatura trabalha a partir do REAL, mas utiliza a ficção e a ARTE DA PALAVRA. Uma palavra pode ser empregada em vários contextos, com várias acepções. Neste aspecto, destaca-se a  Poesia. Existem literatos exímios em trocadilhos e em antíteses e ironias. Outros gostam de criar ou modificar palavras. Eu, por    exemplo, costumo fazer  tudo isto.
   A Poesia abre nossa visão para as possibilidades de recriar as situações, ora com exagero, ora com redução da intensidade ou dramaticidade. Esta possibilidade nos deixa ver a inteligência do Autor, do poeta. Poesia não é simplesmente uma composição em versos. É também sentimento do belo, é uso estilístico da Língua, é domínio  completo do Idioma, etc.. Assim, pois, quem quer se dedicar à literatura deve estudar bem nossa língua. A licença poética deve ser usada com parcimônia, para não deturpar a língua e não dar maus exemplos no tocante à Gramática.  Já vi um poeta que nem        sabe a terceira pessoa de muitos verbos, que chega a escrever "CALDA em lugar de CAUDA, que não sabe utilizar o ponto de interrogação, etc.
      Encerro com uns versos de Carlos Drummond  de Andrade:
  "O Mundo é grande.
   O Mundo é grande e cabe
   nesta janela sobre o mar.
   O mar é grande e    cabe
   na cama e no colchão de  amar.
   O mar é grande e cabe
   no breve espaço de beijar"
        (Estraído de POESIA E PROSA, Nova Aguilar, 1.983).
    Observação: Incluí a pontuação que faltava. Em meu entendimento, a pontuação é muito importante, também na poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário