sexta-feira, 19 de julho de 2013

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

     AS DOENÇAS RARAS
    O JORNAL TRIBUNA FEIRENSE,  de HOJE, TRAZ A SEGUINTE MANCHETE: "CASOS DE DOENÇA RARA SÃO INVESTIGADOS EM FEIRA". Vez por outra, ouve-se falar em "doença rara". Diante de tal notícia, as pessoas conservadoras, sem estudo ou "bitoladas" por religiões, costumam afirmar :"É O FIM DO MUNDO! TUDO QUANTO NÃO PRESTA ESTÁ APARECENDO. A BÍBLIA JÁ PREVIU TUDO ISTO".  Isto, porém, é fácil de explicar-se:  Se existem muitas doenças, é óbvio quê algumas delas SÃO RARAS, enquanto que uma boa parte é comum ou relativamente comum. O caso da SIDA, chamada impropriamente AIDS: MUITAS CONJETURAS FORAM FEITAS SOBRE ELA. ALGUNS PESQUISADORES ATRIBUÍRAM A ORIGEM AOS MACACOS, EM CONTATO COM OS SERES HUMANOS, EM ÁFRICA. Outros, quiseram provar que foi "castigo de Deus", justificando-se com a história simbólica das "cidades ímpias" de SODOMA E GOMORRA", AS QUAIS, NA realidade, nada têem a ver com a "imoralidade sexual", como a maioria pensa, ainda hoje..  Boa parte achava simplesmente que tinham sido os homófilos e as prostitutas os responsáveis únicos pela doença. O certo é que outrora ela era rara. No entanto algum fator desencadeou sua difusão.
    Aparecem doenças raras no estômago, no ouvido, no pulmão ou em qualquer outro órgão. Evidentemente, algumas doenças dependem de causas que são raras num tempo e comuns em outros tempos. A lepra, por exemplo, na época de CRISTO, era comum e muito temida, vítima de muito preconceito. O importante é que a pessoa afetada pela doença tome as devidas providências, sem perturbação e com a mente aberta, ouvindo os especialistas e contando com o apoio de parentes e amigos. O caso do CÂNCER  ainda é motivo de desespero de muitas pessoas, algumas delas, até de classes esclarecidas. O Câncer, se for detectado na fase inicial, é perfeitamente curável, como a maioria das enfermidades. As pessoas que deixam para tomar providências de seus problemas tardiamente não podem queixar-se dos outros:  devem queixar-se de si próprias. Um exemplo é o caso da OBESIDADE. Faz muito tempo quê jornais, livros e revistas, além dos especialistas, em Rádio e Longevisão,  explicam toda a realidade. Infelizmente, a maioria de nosso povo APRENDE SOMETE PELA DOR, AO INVÉS DE APRENDER PELO AMOR, isto é :ouvindo, lendo, observando, e tomando as providências correspondentes ao caso.  Se todos aprendessem pelo amor, NOSSO PLANETA TERRA SERIA MUITO BOM, QUASE PERFEITO, NÃO É PREZADO INTERNAUTA??!!!
    LEMBRETE: Deve-se empregar "PATOLOGIA" com o sentido de "ESTUDO DAS ENFERMIDADES" e nunca como sinônimo de "doença". Exemplo: "Ele tem um problema patológico nos rins, mas ainda não sabemos qual é sua enfermidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário