terça-feira, 16 de julho de 2013

Serie "Linguagem e Onomastica"

...

O Português de um Assíduo Leitor

     Um assíduo leitor, de setenta anos de idade, não sabe escrever nem palavras das mais usuais, como "coisa" e" apresentar". Quando se comenta com ele o fato, estranhando-o enormemente, ele se justifica dizendo que ele lê prestando atenção apenas ao conteúdo, isto é: ao assunto propriamente dito, não se preocupando com as palavras isoladamente.
   Este fato é realmente estranho, porque é sabido que as pessoas que possuem o habito da leitura têm facilidade em escrever, tanto na questão da grafia quanto nos demais aspectos .No tocante à grafia, existe a MEMÓRIA VISUAL, que nos faz fixar as letras e sinais diacríticos com que escrevemos as palavras.
   Uma coisa, porem é certa : Se adotássemos a GRAFIA FONÊMICA não existiria o PROBLEMA DE GRAFIA.
   Passo a transcrever duas anotações que o referido leitor fez no caderno, há cerca de três anos, embora atualmente ele está nas mesmas condições:
"Violinho  Comprei porque vi na vitrine e ache engrassado
Comprei em 15-3-2011 aos 68 anos de idade
Pesquisei na internete e Fize um Caderno com 80 lições (1) em forma de exercícios mas logo nos primeiros Já parava para tocar por minha Conta.

Porem continuo estudando.
Comessei tomar aula de violão (1) Com Sergio  32235104 Na Ru a da Palma N  51 Sobradinho

Sábado 7 (2) 2 09

Sábado  e Domingo (3) 7 e 8 - 2 -09

Aula de noções preliminares: posição postura, Alongamento das mãos, A finação, . "


Notas

1.  Ele coloca o til sobre uma vogal e outra, e às  vezes o faz semelhante a um acento circunflexo.
2.  Ele corta o sete e  apresenta erros primários no traçado das letras, como, por exemplo, o P minúsculo na posição do P maiúsculo e não fecha o circulo na parte superior do G minúsculo. Também  ele faz um traço desnecessário e inadequado no C maiúsculo . No entanto, apesar de possuir vários erros na forma (desenho) das letras, sempre critica minha escrita, querendo que eu escreva com letras apropriadas para as primeiras séries primárias. Se não for assim, ele não consegue lê minha escrita.
3.  Constantemente não coloca acentos e às vezes os coloca quando eles não são necessários.

Comentando com ele questões de linguagem, constantemente ele me faz ressalvas, como se entendesse algo do assunto. Seu vocabulário é muito mais pobre do que eu esperava, considerando o fato já citado de que ele é um assíduo leitor. Isto, no entanto, apresenta duas explicações: a primeira está incluída na justificativa que ele já deu quanto à grafia: " me preocupo apenas com o assunto".
A segunda explicação é que ele quase lê somente assuntos de sua Filosofia Religiosa. Não lê jornais, revistas ou livros de assuntos diversos. Chega a dizer que não encontra " nenhuma graça" em ler qualquer outro livro fora daqueles que ele lê .Diz ele também que não perde tempo em ler poesias, "porque literatura é coisa sem importância". Finalmente ele raramente consulta dicionários, e quando o faz, nem sempre resolve o problema, porque seu dicionário é muito resumido, próprio para ginasianos
Esta é, pois, uma lamentável realidade, a qual é rara, mas  certamente existem outras situações semelhantes..

Nenhum comentário:

Postar um comentário