quarta-feira, 19 de março de 2014

NO MUNDO DOS LIVROS -- Nº 07

     Relembro que, nesta coluna, eu comento qualquer livro que me interessar, independentemente da época na qual foi publicado. O conteúdo de um livro, total ou parcialmente, PODERÁ TER VALIDADE  POR TEMPO INDETERMINADO""
   xx  "OS MISERÁVEIS"-- Victor Hugo. Adaptação de Rosana Rios. Escala Educacional, São Paulo, S.P., 2.008. 80 páginas. Os protagonistas deste livro sofrem muitas injustiças impostas pela sociedade. JEAN VALJEAN é condenado a anos de prisão com trabalhos forçados apenas por ter roubado um pão!! FANTINE é abandonada pelo namorado e perde o emprego por causa do preconceito contra mães solteiras. Adotou a prostituição, porquê se  viu desamparada pela sociedade. Mário é espulso pelo avõ burguês e passa anos na pobreza apenas porquê tinha opiniões diferentes da dele.
    Todas estas atitudes de preconceito e esclusão são obra de uma sociedade desigual e opressora.
     Na condição de republicano convicto, VICTOR HUGO usou o PODER DA PALAVRA, SUA ARMA, para denunciar a Injustiça, e lutar por um sociedade mais justa e igualitária, onde todos teem o direito de viver dignamente. Alguém já disse que "OS MISERÀVEIS são uma obra mais perigosa que um tratado de Socialismo, por tocar o coração das pessoas, sugerindo uma REFORMA SOCIAL".
   XX (SEBASTIÃO) PINHEIRO MARTINS: História da Formação do NOVO TESTAMENTO (síntese)": Edições do Centro Espírita Léon Denis, Rio de Janeiro, R.J.,  1.993, 86 páginas.  
    PINHEIRO MARTINS NOS TRAZ NESTE LIVRO  uma pesquisa séria e enriquecedora para todos quantos se dedicam a conhecer e entender o Evangelho de Jesus.
  Trata-se de um obra que contribuirá para a compreensão de alguns aspectos socioculturais daquela época que muito influenciaram na formação do NOVO TESTAMENTO.
    Para quem se dedica a mostrar com clareza o perigo de ADOTAR A BÍBLIA COMO ÚNICA REGRA DE FÉ, TRADUZINDO-A SEM UM PREPARO ADEQUADO, DESCONTESTUALIZADAMENTE, ESTA OBRA É IMPORTANTÍSSIMA!!! Ela contém inúmeros relatos que mostram claramente as deturpações e até queimas de passagens que aconteceram no texto bíblicos!!! As interpolações que a Igreja Católica colocou nela para justificar o "Mistério da Santíssima Trindade" são um bom ezemplo: "um espírito" passou a "o Espírito Santo"!!!!! "Eu e o PAI somos UNIDOS" passou a  "EU E O PAI SOMOS UM"!!!!   
  Observação: BOA PARTE DESTES COMENTÁRIOS FOI RETIRADA DOS PRÓPRIOS LIVROS, mas sempre com adaptação..

Nenhum comentário:

Postar um comentário