quinta-feira, 6 de março de 2014

ÚLTIMOS FATOS


08 de Março: Dia Internacional da Mulher 
          Mais uma vez a cidade se movimenta tendo em vista a comemoração do Dia Internacional da Mulher: 08 de Março. Exageros à parte, é sempre válido ressaltar que a mulher, como ser humano, tem os mesmo direitos, deveres e capacidades que o homem; é bom frisar também que ela possui algumas características sicológicas bem diferentes das do homem; disse diferente: Não se trata, pois, de questão de inferioridade ou superioridade, mas de diversidade de características. No Mundo todo, mas principalmente em Ásia, em África e em alguns países de América, a situação da mulher deixa muito a desejar em vários aspectos. Um de seus direitos mais primários é receber os mesmos vencimentos que o homem recebe quando exerce a mesma função. Por incrível que pareça, este direito ainda é transgredido entre nós. Igualmente, a violência doméstica contra as mulheres “continua em pleno vigor”.
          Sabe-se que existem profissões que costumam ser exercidas principalmente por mulheres, como também roupas e ornamentos típicos do gênero feminino. No entanto eu defendo a idéia de que quanto mais uma visão aberta, democrática nesses aspectos, melhor para todos. Ezemplos:  Atualmente encontram-se até camioneiras (sic) e pedreiras. Outra profissão comum atualmente às mulheres é a de Carteira. Quanto às vestes e ornamentos, nas últimas décadas nossa sociedade tem evoluído muito: Mulheres cada vez mais se trajam de maneira igual ou quase igual aos homens; homens cada vez mais usam roupas com cores outrora consideradas próprias às mulheres, como vermelho e rosa. Às vezes uma pessoa acha esquisita uma determinada combinação de cores, um determinado corte de cabelo ou mesmo da barba. No entanto, ela deve lembrar-se de que a pessoa que usa esses elementos nem sequer pensa ouvir qualquer restrição a eles; é por isto, pois, que devemos ter uma visão muito aberta nesses assuntos, inclusivamente lembrando-nos de que nada disso é importante para a essência do ser humano: as aparências não devem ser levadas a sério.

Aula Magna da UEFES
          Está prevista para o dia 10 do corrente a AULA MAGNA da UEFES para este ano, com o tema “Estatuinte e Democracia nas Universidades Públicas”, às 09h00, pelo Prof. Dr. Ciro Teixera. O local é o anfiteatro do módulo 02 do “Campus”. É comum a Universidade convidar uma ilustre personalidade de outra cidade para proferir sua aula magna. Em tal ocasião os calouros e ou alunos veteranos enchem-se de entusiasmo, de expectativa diante de um possível pronunciamento inovador, revolucionário, bombástico! Vez por outra tais expectativas não são realizadas. Isto, porém, não é motivo para o desaquecimento do entusiasmo dos universitários... Sabemos que nas mais diversas áreas encontram-se muitos especialistas profundos, originais, ezímios. Devemos sempre aproveitar as oportunidades que a vida nos traz para conhecer novas pessoas, novas idéias, novas teorias, e assim aprofundarmos e revisarmos nossos pontos de vista.
          A UEFES, apesar de alguns pontos falhos em determinados cursos, ainda é considerada uma das melhores universidades públicas do nosso país. Nos últimos anos tenho lido, vez por outra, matérias jornalística sobre a presença de professores desta universidade em países e organizações estrangeiros, participando com muita eficácia de debates, promoções em áreas diversas e até invenções.
          Infelizmente um dos cursos que não está funcionando muito bem é o de Letras. Digo isto porque, além de ter acompanhado a questão da mudança do conteúdo programático, atualmente muito a desejar, tenho constatado claramente que estudantes de Letras, seus professores e até mesmo seus mestres e doutores, com freqüência manifestam desconhecimentos primários de nosso idioma, de Filologia, sem contar que em matéria de Onomástica são iguais a qualquer pessoa. Não posso deixar de citar, neste momento, a maléfica influência da Linguística, a qual se preocupa constantemente em combater a gramática normativa. Um professor de Português, ao participar comigo da 1ª Conferência Estadual de Comunicação Social da Bahia, na UEFES, chegou ao absurdo de me declarar que não vê sentido em ensinar-se a Língua Portuguesa nas escolas, com o argumento de que “a criança já chega à escola sabendo a Língua Materna”. Esse professor é um dos grandes seguidores de um dos lingüísticos (sic)  modernos!...  

Obs.: Lembro que sigo a Linguagem Racional. Quanto à substituição do X pelo Z ou outra letra, faz parte de minha campanha em prol da adoção da GRAFIA FONÊMICA, considerando o grande caos de nosso Sistema Ortográfico.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário