segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Série DIVERSOS:"Conciência, Ciência e Conveniência""

      CONCIÊNCIA, CIÊNCIA,  CONVENIÊNCIA:
     Reunindo-se o conteúdo destes três elementos, tem-se, na prática, o RACIONALISMO. Ezistem pessoas quê não gostam de ouvir falar em RACIONALISMO. Alguns estudantes de História  associam logo o RACIONALISMO ao Positivismo, quê vigorou nos séculos 18 e 19, o qual, com freqüência, levou muitas pessoas ao ATEÍSMO.
    Como tudo na vida, o Racionalismo, esporadicamente, pode ter maus frutos, como o ATEÍSMO, o NOSTIQUISMO (normalmente chamado "Gnosticismo"). O problema é que nem sempre o desenvolvimento intelectual é acompanhado do desenvolvimento espiritual. A Doutrina Maior esplica quê o homem, como a sociedade, tem quatro tipos de desenvolvimento, geralmente na seguinte ordem:  físico, intelectual, moral e espiritual. Não fosse assim, não ezistiriam crimes e grandes desvios de conduta em vultos da Intelectualidade!!
    Costuma-se dizer que "a lei de Deus está na conciência de cada um", mas eu acho que a questão não é tão simples assim. Então, não basta algo ser conforme a CONCIÊNCIA; deve também ser conforme a  CIÊNCIA, e em alguns casos, conforme também a conveniência,  porque ezistem as normas gerais e os casos particulares. Até a Teologia, uma falsa Ciência do Cristianismo (Catolicismo e Protestantismo) possui uma divisão chamada CASUÍSTICA, quê é o estudo particular do emprego da conciência para cada situação, uma adequação dos princípios gerais aos casos particulares. A Justiça Divina analisa cada situação concretamente, considerando a pureza de intenção e o conhecimento de cada pessoa, fato não ezistente na Justiça Humana, que apregoa que A NENHUM CIDADÃO SE JUSTIFICA DESCONHECER A LEI. Daí os célebres contrastes entre o julgamento humano e o julgamento divino.
      NO CASO, UM BOM EZEMPLO, SÃO OS DESVIOS SECSUAIS: ENQUANTO A JUSTIÇA HUMANA MANDA PRENDER AS PESSOAS INCLUÍDAS NELES, A SICOLOGIA, APOIADA NA ESPIRITUALIDADE, MANDA QUE SE EFETUE UM TRATAMENTO SICOLÓGICO OU SE ANALISE A CAUSA pregressa, isto é; DE ENCARNAÇÕES ANTERIORES.
   À CIÊNCIA COMPETE, através da verificação repetida em várias situações, diferenciar aquilo  que é VERDADE daquilo quê é MITO, quê é falso, mas no caso da Espiritualidade, os critérios são diferentes, porquê a Ciência Humana age por meios materiais, não presentes na verificação dasVerdades Espirituais.
      Desde os 12 anos de idade, estabeleci para mim mesmo que iria estudar para saber A VERDADE, e a partir dela, PRATICAR O BEM. O primeiro conflito que enfrentei foi a questão secsual:  Os padres diziam que a MANUSTURBAÇÃO é PECADO, mas eu não conseguia ver NADA DE ERRADO em alguém se manusturbar (sic).. Um pouco depois vieram questões político-sociais, que eu não conseguia justificar como preocupação dos padres. Logo em seguuda, a questão da HOMOFILIA, que não entrava em minha cabeça como algo errado.
     Com o tempo, me aprofundei nestes temas e hoje tenho opinião formada sobre  eles. Faço questão, por ezemplo, de DAR VISIBILIDADE à Diversidade Afetivo-secsual, como também destacar a questão da linguagem, tudo dentro daquele tripé acima esposto: "Conciência, Ciência, Conveniência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário